Edital para venda de 49% da empresa de saneamento havia sido aberto em outubro de 2024; Franklin Duarte também determinou a criação de uma comissão para rever atos e decisões tomandas. O novo prefeito de Valinhos (SP), Franklin Duarte (PL), assinou um decreto que suspende a venda de ações do DAEV, empresa responsável pelo serviço de água e esgoto na cidade.
Em outubro de 2024, ainda sob a gestão da prefeita Capitã Lucimara (PSD), o DAEV abriu licitação para vender 49% das ações ao preço mínimo de R$ 154,8 milhões. Uma empresa de Londrina (PR) chegou a manifestar interesse na compra.
Além de suspender a venda do departamento de água e esgoto municipal, o atual prefeito determinou a criação de uma comissão especial para rever os atos e decisões tomadas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O DAEV deixou de ser uma autarquia municipal para se tornar uma empresa pública, tendo a Prefeitura de Valinhos como proprietária de 100% das ações.
Pela licitação que havia sido proposta, o “novo” DAEV teria a Prefeitura como detentora de 51% das ações, e a empresa que fizesse a compra do restante teria o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto de Valinhos por 35 anos.
Imagem aérea de Valinhos
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas