Rede Vanguarda repudia e lamenta profundamente que uma candidatura não honre seus compromissos durante um processo tão importante para os cidadãos de Caçapava. Pouco depois da realização do debate entre os candidatos à prefeitura de Caçapava, transmitido nesta quinta-feira (20), pelo g1, a Rede Vanguarda foi surpreendida pelo descumprimento de uma regra assinada por representantes de todos os candidatos.
As redes sociais de Yan Lopes (Podemos) postaram trechos do debate na conta oficial da campanha do candidato, ferindo um acordo assinado no dia 4 de setembro, em reunião com todos os partidos, na sede da Rede Vanguarda, em São José dos Campos. Por este motivo, a Rede Vanguarda divulgou uma nota de repúdio, que segue na íntegra abaixo:
“A Rede Vanguarda encerrou hoje, 19, o ciclo de debates exibidos exclusivamente no g1. Conforme preconiza a lei 9.504/97, foram convidados os candidatos de partidos, federações ou coligações com representação de, no mínimo, cinco parlamentares, e que não tenham impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum para participar presencialmente.
No dia 4 de setembro de 2024, representantes de todos os candidatos à prefeitura de Caçapava assinaram um termo em que concordam e se comprometem a cumprir as regras de um debate eleitoral. O acordo foi devidamente registrado na Justiça Eleitoral, sob o SEI nº 0042269-54.2024.6.26.8029.
Um dos artigos do acordo para realização dos debates no g1 estipula que os candidatos não podem veicular as imagens e o som dos debates na propaganda eleitoral, sites oficiais da candidatura e quaisquer redes sociais. A Rede Vanguarda repudia e lamenta profundamente que uma candidatura não honre seus compromissos durante um processo tão importante para os cidadãos de Caçapava. Medidas cabíveis serão tomadas
São José dos Campos, 19 de setembro de 2024
Rede Vanguarda”
O debate
Os candidatos à Prefeitura de Caçapava (SP), Delegado Hugo (PL), Paulo Eugênio (MDB), Pétala (Republicanos), Vilela (PSD) e Yan Lopes (Podemos), participaram do debate realizado pelo g1 da Vanguarda na tarde desta quinta-feira (19).
Com transmissão ao vivo, o encontro teve cinco blocos e cerca de 1h30 de duração. O debate foi mediado pela apresentadora Talita França, da TV Vanguarda.
Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares. Representantes destes partidos estiveram na sede da Rede Vanguarda, em São José dos Campos, manifestaram interesse em participar do debate e assinaram um termo em que concordam com as regras.
Assista a íntegra do debate:
Debate g1 Caçapava – Íntegra
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região