Plano do novo prefeito quer aumentar a fluidez do trânsito na capital. Especialista alerta sobre pontos cegos e necessidade de atenção. Motocilistas poderão usar faixas exclusivas de ônibus em Goiânia
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), disse que as motocicletas poderão utilizar o corredor exclusivo dos ônibus, utilizado preferencialmente pelo sistema de transporte coletivo. Esta foi uma de suas promessas durante a campanha e deve entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira (6).
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Em entrevista, ele ressaltou que a medida tem a intenção de aumentar a fluidez e agilidade ao trânsito da capital. A declaração foi dada durante o lançamento do projeto para desobstrução das vias, realizado na quinta-feira (2), juntamente com o titular da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, novo nome da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMM), Tarcísio de Abreu.
Na ocasião, foram retirados os semáforos e sinalização para pedestres na Avenida Jamel Cecílio com a Rua PL4, no Jardim Goiás, em ação deste mesmo projeto.
“Motoqueiro misturado no meio dos carros, vem costurando, essa bagunça… eles vão andar nos corredores preferenciais, o que vai aliviar tanto para o motoqueiro como também para o trânsito andar um pouco melhor”, disse Mabel à TV Anhanguera.
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Já era liberada a circulação de transportes escolares, táxis, viaturas e ambulâncias na faixa. O prefeito disse ainda que deve ser realizado um levantamento de dados dos acidentes em corredores de ônibus que aconteceram antes da medida e também durante a medida. Com a análise, será avaliado se a ação aumentou ou diminuiu os acidentes.
Meus colegas motociclistas, tenham juízo. Vamos fazer com atenção a entrada e saída na faixa, fazer com atenção. Tem certeza de que vai ter muito menos acidentes do que eles andando no meio da rua, trançando no meio dos carros”, alertou o prefeito.
Pontos cegos
Motociclistas trafegam pela linha exclusiva do Eixo Anhanguera, em Goiânia, Goiás
Diomício Gomes/O Popular
O instrutor do Sest/Senat, William Morais, alertou os motoristas de ônibus e os motociclistas sobre a diferença de tamanho dos veículos e os diversos pontos cegos ao dirigir um veículo de grande porte. “O motorista agora vai ter um cuidado a mais”, ressaltou.
Os outros veículos já são veículos maiores, mais fáceis de ver, motociclistas não. Então, o motorista do transporte coletivo vai ter que aumentar, redobrar a atenção, para evitar, para ele fazer a parte dele. Se cada um fizer sua parte, nós vamos ter um trânsito legal”, disse ele em entrevista à TV Anhanguera.
Além disso, afirmou que os motociclistas precisam se atentar a esses pontos cegos e evitá-los, a fim de prevenir acidentes de trânsito. “O motociclista naquela situação, é o mais frágil, então ele tem que se fazer ser visto. Ele vai ter que não andar na lateral de um ônibus ou veículo de grande porte, não entrar em uma curva próxima ao veículo”, afirmou William.
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