Segundo a PF, uma operação realizada nesta sexta (20) cumpriu um mandado de busca e apreensão em Caxias. Grupo que usava pessoas mortas para sacar dinheiro de aposentadorias é investigado pela PF
Divulgação/PF
Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Federal realizou uma operação contra um suposto grupo criminoso que estaria se passando por pessoas mortas para retirar dinheiro de aposentadoria, na região de Caxias, a 365 km de São Luís.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A operação, chamada ‘Anúbis’, é resultado de uma investigação iniciada em 2023, que teria identificado um esquema, no qual documentos eram falsificados e vários outros procedimentos eram realizados para que as aposentadorias fossem pagas, mesmo após o falecimento dos beneficiários.
Segundo a PF, o esquema envolvia fraudes na realização de provas de vida, e saques indevidos de parcelas mensais, causando um grande dano aos cofres públicos.
Na operação desta sexta (20), um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Caxias, além da análise de dados decorrentes do afastamento de sigilo telemático.
Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documentos públicos, falsa identidade, dentre outros. Os crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 17 anos de prisão.