Mendonça Filho recebe alta do hospital; deputado ficou dois dias internado após passar mal em praia e ser socorrido de helicóptero


Ex-ministro da Educação voltou para casa na manhã deste domingo (5). Ele foi levado de Ipojuca, no Litoral Sul, para hospital no Recife, onde passou por cateterismo no coração. Relator do caso, o deputado Mendonça Filho (União-PE) chegou a um acordo com o governo sobre carga horária de matérias obrigatórias.
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Após ficar dois dias internado, o deputado federal Mendonça Filho (União Brasil) recebeu alta do Real Hospital Português, no bairro do Paissandu, no Centro do Recife. O ex-ministro da Educação estava na unidade particular desde sexta-feira (3), quando passou mal enquanto praticava atividade física na Praia de Toquinho, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo boletim médico divulgado neste domingo (5), Mendonça Filho deixou o hospital no início da manhã. Durante o período de internação, ele chegou a ficar um dia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou por um cateterismo no coração. No sábado (4), Mendonça saiu da UTI e foi transferido para um quarto.
Os exames descartaram a possibilidade de que o deputado tenha sofrido um infarto, de acordo com a nota. As causas que levaram o ex-ministro a passar mal, no entanto, não foram informadas.
Mendonça Filho estava na praia quando teve uma indisposição e foi levado ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Serrambi. A prefeitura da cidade informou que o deputado chegou ao local por volta das 12h15 da sexta-feira e passou por um atendimento inicial.
Deputado federal Mendonça Filho passa mal em praia e é levado de helicóptero para UTI no Recife
A pedido da família, ele foi transferido de helicóptero para o Hospital Português (veja vídeo acima). O médico Rodrigo Barros, plantonista do SPA, acompanhou o parlamentar no trajeto até o Recife.
Em boletim médico enviado por volta das 15h50 da sexta-feira, o Hospital Português informou que Mendonça Filho foi atendido na emergência cardiológica e que foi descartada a possibilidade de infarto. O procedimento de cateterismo cardíaco feito no deputado serve para avaliar ou desobstruir artérias e válvulas, além de verificar lesões e outros problemas no coração.
Em seu quarto mandato como deputado federal, Mendonça Filho foi ministro da Educação no governo de Michel Temer (MDB), vice-governador de Pernambuco e, posteriormente, governador, quando Jarbas Vasconcelos (MDB) se licenciou do cargo.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.