Foram recolhidos 429 quilos de lixo, como bitucas de cigarros, tampas, garrafas plásticas e de vidro. No Porto de Santo Antônio foram retirados 17 pneus, que pesaram 1,8 tonelada. Mutirão recolhe lixo em Fernando de Noronha no Dia Mundial Limpeza
Um mutirão foi realizado em 20 pontos estratégicos de Fernando de Noronha , nesta sexta-feira (20), na programação do Dia Mundial da Limpeza, o Cleanup Day. A ação aconteceu em praias, trilhas e pontos turísticos da ilha. Foram contabilizadas 2,2 toneladas de resíduos (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Na coleta foram colhidos 429 quilos de lixo, como bitucas de cigarros, tampas, garrafas plásticas e de vidro, microplásticos.
No Porto de Santo Antônio foi feita também limpeza submersa e foram retirados da água 17 pneus, que pesaram 1,8 tonelada. Esses pneus são usados por embarcações para a proteção lateral dos barcos e às vezes caem no mar e viram lixo.
Pneus recolhidos no Porto de Santo Antônio
Administração da Ilha/Divulgação
Sueste
Na Praia do Sueste, que faz parte do Parque Nacional Marinho, o maior problema identificado foi o lixo oceânico, que chega com as correntes marinhas.
O engenheiro agrônomo Enildo Cardoso, que faz parte da equipe de Meio Ambiente da Administração da Ilha, participou da atividade e falou do trabalho.
“É um trabalho minucioso; a quantidade de microplástico é grande. Esse material chega em Noronha com as correntes marinhas, tem muita coisa do Continente Africano e da Ásia”, disse Enildo.
A bióloga Fabiane Vilela falou dos problemas do plástico. “O plástico é o que a gente encontra em maior quantidade. Ele vai se quebrando, vira microplástico e acaba consumido pelos peixes, se mistura ao sal marinho e o ser humano também consome esse plástico”, afirmou Fabiane.
O Dia Mundial da Limpeza (Cleanup Day) ocorre anualmente em mais de 191 países de forma simultânea. A ação tem como objetivo conscientizar sobre os resíduos produzidos.
“Essa é uma proposta mundial de fazer a limpeza nas praias. A ação é importante em Fernando de Noronha porque a ilha é visitada por pessoas de diversos locais. Esse trabalho serve para conscientizar as pessoas de que o lixo é um problema para o planeta”, informou o coordenador de Vigilância Ambiental do governo local, Douglas Gomes.
Em Fernando de Noronha participaram do trabalho, além dos técnicos da Administração da Ilha, militares da Marinha, Polícia Militar, integrantes da Associação de Surfe e Casa Neuronha.
O evento também contou com as seguintes instituições: Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), Alma Solar, Projeto Tamar, Projeto Golfinho Rotador, Associação de Condutores de Turismo, Econoronha, Neoenergia, Centro Integrado Bem-Me-Quer e Sea Paradise.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco