Representante do Cidadania apresentou e defendeu suas propostas durante a série de entrevistas do g1 Amazonas com os candidatos à Prefeitura de Manaus. Assista a entrevista com o candidato à Prefeitura de Manaus, Amom Mandel (Cidadania)
g1 AM
O deputado federal Amom Mandel, candidato à Prefeitura de Manaus pelo Cidadania, anunciou nesta sexta-feira (20) que, se eleito, vai criar um hospital municipal, trabalhar a educação inclusiva em escolas e ampliar vagas em creches de Manaus.
“Uma delas é a construção de um hospital municipal, o primeiro na história da cidade de Manaus, nos moldes do que foi feito em Florianópolis, capital de Santa Catarina, onde a gente tem um CAPS, uma UPA que pode funcionar inclusive 24h, centro cirúrgico, uma ótica pública e também uma estrutura ali com uma delegacia em parceria com o Governo do Estado, para que recebam ali as mulheres ou crianças vítimas de violência, inclusive também de abuso sexual, dentre outras questões, para que eles sejam acolhidos e já sejam imediatamente encaminhados para a estrutura, para o exame de corpo de delito”
Amom Mandel foi o quinto a apresentar suas propostas à série de entrevistas do g1 Amazonas para as Eleições de 2024, que contará com todos os candidatos à Prefeitura de Manaus. As entrevistas serão transmitidas ao vivo no portal de 16 a 20 e nos dias 23 e 24 de setembro, sempre às 15h. Cada dia será dedicado a um candidato diferente.
Veja a entrevista na íntegra:
Assista a entrevista com o candidato à Prefeitura de Manaus, Amom Mandel (Cidadania)
Educação inclusiva nas escolas
Ainda durante a entrevista, Amom Mandel falou sobre como vê o trabalho com crianças autistas nas escolas e também citou suas propostas para trabalhar a educação inclusiva nas unidades de ensino municipais.
“No nosso plano de governo nós temos a previsão não só da realização de um concurso para a Secretaria Municipal de Saúde, também para a Secretaria Municipal de Educação, mas temos também ali a previsão da construção de escolas especiais e também de salas especiais nas escolas e creches já existentes na cidade de Manaus. Como deputado federal também tem uma preocupação com essa pauta e por isso tem o projeto de lei voltado à utilização adequada das verbas do Fundeb, não só para a valorização do professor e do profissional da educação, mas também para que a prioridade no repasse de verbas federais para investimento em infraestrutura das escolas seja para as escolas que vão ali implementar as estruturas de educação inclusiva”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Amom Mandel fala sobre educação inclusiva nas escolas
Ampliação de creches
Em seu plano de governo, Amom Mandel diz que pretende ampliar o número de creches municipais com obras em unidades abandonadas.
“Manaus tem apenas 23 creches na cidade inteira para uma cidade de dois milhões de habitantes. Mais de 150 mil crianças na nossa cidade precisam de vagas em creches e não conseguem obter. A prefeitura oferta hoje cerca de 10 mil vagas em creches apenas para uma demanda de mais de 150 mil crianças através de programas federais. Para a construção dessas creches, nós esperamos aumentar a quantidade de equipamentos públicos para isso. E para isso também é necessário retomar ali obras de creches abandonadas, como a do União da Vitória, que está em construção há 11 anos e já recebeu de repasses federais. E quando a gente tem obras ali que recebem repasses federais de verbas federais e não são concluídas, isso pode ensejar ali um bloqueio de futuros repasses para Prefeitura de Manaus”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Amom Mandel fala sobre aumentar vagas em creches
Combate à crimes ambientais
Em seu plano de governo, Amom Mandel propõe uma recuperação de áreas verdes e também fiscalização de crimes ambientais que causam queimadas e dificultam a vida da população em Manaus.
“Manaus hoje é a segunda pior cidade do Brasil no quesito arborização, e isso contribui e muito para para a piora de problemas, como a da proliferação da fumaça advinda das queimadas. O turista chega aqui esperando ver uma cidade ali arborizada, a referência ali, a maior metrópole da Amazônia, a maior cidade na floresta, no mundo. E encontra na verdade, uma cidade que não valoriza o que é seu, a cultura local, as árvores, as plantas e assim por diante. No nosso plano de governo, além de programas de arborização radical, de limpeza de igarapés e assim por diante, nós temos algumas iniciativas inovadoras, como a de cobrir viadutos e equipamentos públicos com as trepadeiras ali para aumentar a cobertura verde da cidade. E isso nós pegamos do conceito de cidade, de florestas, de algumas cidades chinesas e também de uma tecnologia da Sérvia, onde eles têm tanques com algas”.
Candidato à Prefeitura de Manaus, Amom Mandel fala sobre combate à crimes ambientais
Quem é Amom Mandel
O deputado federal Amom Mandel, de 23 anos, lançou à pré-candidatura a prefeito de Manaus ainda em fevereiro. Ele foi eleito vereador em 2020 e, dois anos depois, deixou a Câmara Municipal para disputar uma vaga de deputado federal, sendo um dos mais votado ao cargo.
É graduado em gestão pública e, atualmente, cursa mestrado em administração pública no IDP, localizado em Brasília (DF). O político nasceu em Pernambuco, mas viajava com frequência para Manaus, até se mudar em definitivo para a cidade quando tinha cinco anos.