O trabalho de combate ao fogo não para. Com a falta de água em vários hidrantes, aviões começaram a coletar água do mar para jogar sobre os incêndios maiores. Incêndios na Califórnia continuam fora de controle
Os incêndios no estado americano da Califórnia ainda estão fora de controle. Mais de 5 mil casas já foram destruídas e quase 200 mil pessoas tiveram que abandonar a região. Seis pessoas morreram.
Foi difícil para o Wayne acreditar no que ele viu quando voltou nesta quinta-feira (9) para casa. Ele mora em Pacific Palisades, onde começou o primeiro incêndio, e viu pelas câmeras o momento em que o fogo avançou pela mata. Ele conta que só conseguiu guardar algumas coisas dos filhos no carro.
“Você vê ali onde estava a bicicleta do meu filho, e começa a pensar em todas as coisas que se foram”, disse ele.
O Wayne não tem para onde ir:
“Se você andar pelo bairro, você vai ver escolas queimadas, tudo queimado”, afirma.
Wayne voltou nesta quinta-feira (9) para casa
Reprodução/TV Globo
Foi o que mais foi encontrado na área. Um bairro quase todo reduzido às cinzas. Os bombeiros estão fazendo uma varredura nas ruas onde o fogo já destruiu várias. Há chamas que insistem em continuar. O trabalho de combate ao fogo não para. Com a falta de água em vários hidrantes, aviões começaram a coletar água do mar para jogar sobre os incêndios maiores.
Como resultado do fogo, a fumaça é outro perigo. O cheiro é muito forte. O uso de máscara é fundamental. Todo tipo de material queimado: madeira, metais, plástico. É uma fumaça tóxica, que se espalha pelo ar rapidamente.
Imagens feitas por satélite dão uma noção do tamanho do fogo em Palisades. O distrito praticamente todo ficou em chamas. Dá também para comparar o estrago. Antes, uma rua em Altadena era cheia de casas à beira do mar. Com a passagem do fogo, não sobrou nenhuma. Outro ponto que tinha casas com jardins bem-cuidados virou uma mancha acinzentada. Quase nada sobrou no bairro.
Os bombeiros ainda combatem cinco incêndios a noroeste de Los Angeles. O primeiro, de Pacific Palisades, ainda é o maior. Um dos focos fica bem no centro de Hollywood e ameaçou lugares icônicos da capital do cinema – como a Calçada da Fama, o Teatro Chinês e o Teatro Dolby, onde é feita a cerimônia do Oscar.
Imagens feitas por satélite dão uma noção do tamanho do fogo em Palisades
Reprodução/TV Globo
Com ventos de furacão, Los Angeles (EUA) enfrenta pior incêndio da história; milhares de pessoas deixam suas casas
Foi na noite de quarta-feira (8) que o fogo avançou na região conhecida como Hollywood Hills. Segundo as autoridades, o incêndio chegou tão perto que ficou a um quilômetro da Calçada da Fama. Mas, desde então, bombeiros conseguiram combater as chamas.
Artistas famosos contaram na internet que tiveram que sair de casa. As propriedades de muitos deles foram atingidas. A atriz Jamie Lee Curtis se emocionou ao falar em um programa de TV:
“É uma catástrofe, literalmente, onde eu vivo. Tem incêndios horríveis em muitos lugares. No mercado onde eu faço compras, nas escolas que meus filhos frequentam… Muitos amigos perderam suas casas”, afirmou ela.
A chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles afirmou na manhã desta quinta-feira (9) que os ventos enfraqueceram na quarta-feira (8) no fim do dia, mas reforçou que a situação ainda é de alerta vermelho, considerando as possibilidades.
Pior incêndio da história da Califórnia destrói milhares casas e desloca 200 mil pessoas
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Chamas rápidas e mortais: entenda as causas de incêndio histórico em Los Angeles
FOTOS e VÍDEOS mostram pior incêndio da história de Los Angeles
Fogo em Los Angeles: água está acabando enquanto pior incêndio da história se espalha sem controle; situação pode piorar