Segundo dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), 1.463 carros foram blindados de janeiro a junho desse ano. Em todo o ano de 2023, foram 1.852. O número está ligado a sensação de violência, dizem especialistas. Em um ano, o total de veículos roubados no estado teve quase 100% de aumento. Vítima de assalto foi alvo de criminosos. Blidagem do carro salvou a vida do motorista.
Reprodução/TV Globo
O número de carros blindados no Rio de Janeiro disparou em 2024. Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), só no 1° semestre do ano, 1.463 veículos receberam a proteção contra disparos de arma de fogo.
O número representa 80% do total de carros blindados ao longo de todo o ano de 2023, quando o estado registrou 1.852 carros com a proteção extra. Para especialistas do setor, o mercado está superaquecido e a expectativa é que 2024 seja um ano de recorde de novos veículos blindados no RJ e no país.
“Quem passou pela primeira experiência de circular protegido em um veículo blindado, geralmente não abre mão da proteção quando troca de veículo. Então, numa ponta tem o público fiel e, na outra, mais brasileiros que passam a buscar na blindagem automotiva um recurso de segurança diante da violência urbana, o que pode explicar a crescente procura nos últimos anos”, comentou Marcelo Silva, presidente da Abrablin.
A expectativa é que 2024 seja um ano de recorde de novos veículos blindados no RJ e no país.
Divulgação
A expectativa da Abrablin é que o número de carros blindados em 2024 chegue próximo a 30 mil, em todo o Brasil. O Rio de Janeiro ocupa a segunda posição no ranking nacional, superado apenas por São Paulo, que domina 85% do mercado de blindagem no país.
“Antes o veículo blindado era um artigo de luxo. Hoje não é mais. Muitas pessoas deixam de comprar um carro zero para pegar um modelo blindado. Hoje, é por necessidade”, comentou Rodrigo Frota, CEO da Goal Prime, empresa que oferece transporte executivo com carros blindados.
Roubo de carro dobra em 1 ano
A procura por esse serviço de proteção está diretamente ligada a sensação de insegurança, como explicou Rodrigo Frota. E os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) na última semana comprovam essa relação.
Segundo os números do ISP, o total de registros de veículos roubados em todo o estado praticamente dobrou em um ano. Em agosto de 2023, foram 1.428 veículos roubados. Já em agosto desse ano, o total explodiu, chegando a 2.835 veículos roubados em todo o estado.
Criminosos atiram na direção de motorista de carro no Cachambi
Nos primeiros 8 meses de 2024, a Polícia Civil registrou 13.073 roubos de veículos. O maior número desse tipo de crime aconteceu na Região Metropolitana, com 12.861, ou 98% do total. A capital concentra quase 60% dos casos.
“É uma necessidade. O aumento da violência está diretamente ligado ao aumento do número de carros blindados”, analisou Rodrigo Frota.
De acordo com o especialista, apesar de ser um ótimo recurso para proteção dos passageiros, a blindagem não pode ser vista como o único meio de proteção para quem anda de carro. Como exemplo, Rodrigo cita sua empresa, que além da blindagem dos veículos aposta em planejamento e tecnologia para garantir a segurança de seus clientes.
“A blindagem resolve, mas não pode ser o plano ‘A’. O planejamento é o primeiro a ser feito. A gente evita horários de maior risco, faz todo o mapeamento do trajeto, tem uma ferramenta que faz o monitoramento em tempo real dos nossos carros. Onde tiver tiroteio, arrastão, o que for, a gente vai saber e vai avisar na hora para o nosso motorista”, explicou Rodrigo.
Linha Vermelha de madrugada é proibida
Rodrigo contou ao g1 sobre um de seus clientes, uma empresa multinacional que aluga carros blindados da Goal Prime para o transporte de seus funcionários no Rio de Janeiro.
O empresário revelou que a violência na cidade é tanta, que a empresa contratante impede que seus funcionários circulem pela Linha Vermelha, entre meia noite e 6 horas da manhã.
“Existe um cliente nosso que impede todos os funcionários, da faxineira ao presidente, eles não podem entrar na Linha Vermelha. Ninguém pode trafegar na Linha Vermelha entre meia noite e 6h. A serviço dessa empresa, nenhum motorista meu pode entrar na Linha Vermelha nesse horário de risco”, comentou.
Rodrigo Frota é CEO da Goal Prime, empresa que oferece transporte executivo com carros blindados no Rio de Janeiro.
Arquivo pessoal
Com cerca de 30% de aumento do número de clientes no último ano, Rodrigo também confirmou a tendência de alta na procura por carros blindados alugados no Rio de Janeiro.
Para ele, o mais importante é diminuir os riscos dos clientes e a blindagem é fundamental para isso. A Goal Prime está confirmada como a empresa de transporte oficial da ROG.e, antes conhecida como Rio Oil & Gás, evento que reúne grandes marcas do setor de petróleo e gás do mundo.
“Imagina o impacto negativo para uma empresa de petróleo se tiver um acidente, uma pessoa baleada. Por isso a preocupação é muito grande”, comentou Rodrigo.
Motoristas salvos pela blindagem
Na última quinta-feira (18), um motorista de um carro blindado registrou o momento em que um bandido disparou contra o vidro do veículo durante uma tentativa de assalto, no Cachambi, na Zona Norte do Rio.
A vítima foi abordada por dois assaltantes, que estavam em uma moto. O homem esperava o sinal abrir quando foi atacado.
Três tiros foram disparados contra veículo de candidato a vereador em Nova Iguaçu
Arquivo pessoal
Como os criminosos viram que o carro era protegido, atiraram à queima-roupa conta a vítima. Durante o tiro, parte do vidro do motorista ficou trincado, mas ninguém se feriu.
Menos de 24 horas depois, nesta sexta-feira (20), um candidato a vereador em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense foi alvo de disparos e salvo pela blindagem do veículo.
Gerson Cunha de Almeida Reis Filho, O Gersinho Filho Jacaré, sofreu uma tentativa de homicídio em Nova Iguaçu. Três tiros foram disparados contra o carro em que ele estava. O veículo era blindado e o candidato não se feriu.