Segundo especialistas, a medida faz parte do processo de reabilitação de Humberto Souto. Foto mostra Humberto Souto no estúdio da Inter TV para o debate das eleições.
Michelly Oda/ G1
Humberto Souto, ex-prefeito de Montes Claros, foi transferido para Brasília (DF) nesta sexta-feira (10). Ele estava internado na Santa Casa da cidade desde o dia 22 de dezembro, quando sofreu um AVC.
Em nota, a unidade de saúde informou que a transferência ocorreu durante o período da tarde e foi feita “seguindo todas as recomendações médicas e protocolos de segurança.”
Uma ambulância foi utilizada no deslocamento do hospital até um hangar no aeroporto Mário Ribeiro, de onde partiu a aeronave que levou Souto. Complexos, por conta do deslocamento, do quadro de saúde e da idade do paciente – que tem 90 anos – , transportes desse tipo são acompanhados por equipes especializadas e contam com a estrutura de UTI.
Conforme noticiou o g1, a ida de Humberto Souto para o DF foi acordada com a família e tem relação com o fato da capital federal ter unidades de saúde especializadas em reabilitação neurológica.
“Agora ele vai para a segunda etapa de tratamento que é a questão da reabilitação. Vai ser realizada a intensificação de fisioterapia e fonoaudiologia, para que ele recupere o máximo possível as capacidades dele”, explicou o médico intensivista Silvio Leonardo durante coletiva de imprensa nessa quinta (9).
Ambulância que levou o ex-prefeito Humberto Souto até o aeroporto
Wallace Borges
A transferência do ex-prefeito, que foi anunciada no dia 3 deste mês, ainda não tinha sido feita por incompatibilidade entre o transporte e a vaga no hospital que o receberá.
“Ele se encontra traqueostomizado, abre os olhos, movimenta o lado direito e obedece todos os comandos que são feitos no lado direito. O doutor. Humberto Souto se encontra em uma recuperação excelente, consciente, fora do respirador há três dias e sem sinais de infecções. É uma recuperação surpreendente levando em consideração a idade do paciente”, destacou.
Na nota divulgada à imprensa, a Santa Casa afirma que é reconhecida nacionalmente como referência no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e destaca que conta com profissionais capacitados, equipamentos de última geração e protocolos alinhados com práticas internacionais.
“A instituição orgulha-se de contar com uma equipe multidisciplinar de excelência, que diariamente trabalha com dedicação, ética e humanização para oferecer um atendimento de alta qualidade.”
Relembre o caso
O ex-prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, deu entrada na Santa Casa de Montes Claros após sofrer um AVC Isquêmico no dia 22 de dezembro. O neurocirurgião Márcio Nobre contou que o político chegou ao hospital consciente, apresentando como sintoma uma fraqueza do lado esquerdo do corpo.
“Ele chegou com um quadro neurológico súbito, que é típico de um acidente vascular encefálico. É um déficit neurológico súbito, uma perda de força ou alteração de fala, alteração de visão… Apesar de estar conversando e estar consciente, ele estava com o lado esquerdo fraco, ou seja, estava iniciando um processo de sofrimento cerebral”, explicou.
O neurocirurgião Luiz Gustavo Biondi explicou que foi preciso fazer o procedimento de trombectomia mecânica para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral.
“É um procedimento via cateterismo. Nós vamos por um acesso intra-arterial e nós acessamos as artérias cerebrais via esse cateterismo. Diante esse procedimento, nós conseguimos observar que havia uma oclusão de um grande vaso da artéria carótida interna direita. Nós conseguimos, através de uma técnica que combina stent e aspiração, retirar o trombo, pelo menos parcialmente da circulação. É um procedimento difícil, mas dificultado pela idade do paciente, pela exposição a esse trombo. Mas, nós conseguimos liberar alguma parte do fluxo obstruído e liberamos grandes vasos para que a circulação voltasse a funcionar, mesmo que em partes, mesmo que parcialmente, nós conseguimos liberar uma grande parte da circulação sanguínea cerebral”, ressaltou.
Após o procedimento cirúrgico, Humberto Souto foi intubado. O ex-chefe do Executivo de Montes Claros permaneceu sedado para que o cérebro dele tivesse melhores condições de recuperação.
Alguns dias após a sedação, os médicos iniciaram a redução de sedativos, até que ele não precisasse mais deles.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Humberto Souto será transferido de Montes Claros para Brasília
‘Tem respostas objetivas, como apertar e soltar a mão’, diz boletim sobre quadro de saúde de Humberto Souto
Prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, passa por processo de redução de sedativos, diz boletim médico
‘Estamos mais preocupados em salvar a vida dele’, diz neurocirurgião sobre Humberto Souto
Humberto Souto, prefeito de Montes Claros, é internado após sofrer AVC Isquêmico
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja outras notícias da região em g1 Grande Minas.