Treinamento está sendo realizado, tanto no formato presencial, quanto de forma remota. Capacitações ocorrem até um dia antes do primeiro turno, que acontecerá no dia 3 de outubro. Treinamento foi realizado na Câmara de Praia Grande, SP
Léo Huber/TV Tribuna
A Justiça Eleitoral está promovendo um treinamento para os 16.732 mesários que vão trabalhar nas eleições deste ano nas cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. As capacitações, que ocorrem de maneira presencial ou online, acontecem até 5 de outubro, um dia antes do primeiro turno.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
O treinamento aborda assuntos ligados a atuação do mesário e os procedimentos que devem ser realizados antes, durante e após a votação. O formato que as aulas serão ministradas para cada mesário será indicado por cada cartório eleitoral.
As aulas online, disponíveis pelo aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 5 de outubro, podem ser utilizadas tanto como meio principal de treinamento quanto como apoio à capacitação presencial, segundo o TRE.
No formato remoto, os mesários devem realizar exercícios e avaliar o treinamento para obter o certificado. Aqueles que atuarem no segundo turno poderão também acessar o treinamento entre os dias 9 e 26 de outubro.
Segundo o TRE, já no modo presencial, fica a critério dos cartórios a escolha das datas, horários e a quantidade de alunos por turma.
Treinamento foi realizado na Câmara de Praia Grande, SP
Léo Huber/TV Tribuna
Baixada Santista
Na região da Baixada Santista, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), há nove zonas eleitorais dispostas entre sete municípios. Ao todo, foram convocados 16.732 mil mesários, sendo que 12.534 mil são mulheres e 4.195 mil são homens.
Na 273ª Zona Eleitoral (ZE) de Santos, as atividades foram ministradas em três dias, com turmas de até 160 pessoas. Apenas nesta zona eleitoral, ainda segundo o TRE, foram convocados 1.468 mil colaboradores que vão atuar em 326 seções eleitorais em 37 locais de votação. No município, são 4.100 mil mesários, sendo 2.948 mil (72%) são mulheres e 1.151 mil homens (28%).
Treinamento foi realizado na Câmara de Praia Grande, SP
Léo Huber/TV Tribuna
Nesta semana, foram iniciados os treinamentos nas zonas eleitorais de Praia Grande. As aulas aconteceram na Câmara Municipal, das 8h às 12h e das 14h às 18h (veja abaixo).
A convocação de colaboradores para as eleições terminou em 7 de agosto. O TRE já convocou já convocou 450 mil mesárias e mesários em todo o estado, mas ainda pode haver novas convocações em caso de substituição.
Mesários passam por treinamento para as eleições 2024 em Praia Grande
Vantagens de trabalhar como mesário
Há benefícios para quem se dispõe a trabalhar nas eleições. A pessoa tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e também dois dias de folga por cada dia de treinamento.
A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação de R$ 60 para o dia da votação e certificado dos serviços prestados. O trabalho voluntário como mesário é também critério de desempate em concursos públicos e algumas universidades aceitam como atividade curricular complementar.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos