Motorista de Araçoiaba da Serra (SP) foi multada por ‘conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado’, infração gravíssima, em Uberlândia (MG), mesmo sem nunca ter visitado o estado. Motorista de Araçoiaba da Serra (SP) que recebeu multa em MG mesmo sem nunca ter ido ao estado não precisará se responsabilizar pela infração
Luciana Cardoso/Arquivo pessoal
A moradora de Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo, que foi surpreendida ao receber uma multa de trânsito registrada em Uberlândia (MG), mesmo sem nunca ter ido visitar a cidade mineira, não precisará se responsabilizar pela infração. O comunicado foi feito pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET) de Minas Gerais.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Segundo a motorista Luciana de Farias Cardoso, a multa, que havia sido registrada em setembro do ano passado, se refere a “conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado”, no valor de R$ 293,47.
Além disso, a infração é considerada gravíssima, com penalidade de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do proprietário do veículo. Veja a notificação abaixo:
Documento diz que a infração foi registrada em rua de Uberlândia, em Minas Gerais, mas motorista alega que o veículo nunca esteve no estado
Arquivo pessoal
Com o carro licenciado desde 11 de junho de 2024 e sem nunca ter cometido uma infração de trânsito, Luciana conta que ficou preocupada ao receber o boleto do pagamento da multa com vencimento para fevereiro.
“A questão não é o valor e, sim, o fato de eu ser inocente e ter que levar os sete pontos na carteira. Nunca levei multa, dirijo certinho, deve ter sido erro de digitação da placa”, conta a motorista.
A mulher registrou um boletim de ocorrência e entrou com recurso contra a multa em outubro do ano passado, que foi aceito este ano pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET) de Minas Gerais.
Em nota, o CET-MG disse que “a defesa da infração que foi registrada pela condutora foi aceita e que não haverá ônus. No caso em questão, não há indício de clonagem do veículo. Com a conclusão da análise da defesa, a proprietária do veículo terá a infração excluída do prontuário”.
A nota ainda pontua que, das infrações de competência da CET-MG, 18.856 entraram com recurso até janeiro de 2025 e, destas, 344 foram deferidas. As demais estão em análise ou foram indeferidas.
O g1 questionou o órgão sobre o quê pode ter causado o erro, mas não teve retorno.
Comemorar o aniversário sem multa
Luciana mora com o marido e a filha, que foi diagnosticada com esquizofrenia e, por causa desta condição, não costuma viajar para longe com frequência. Segundo ela, visitou apenas o Paraná, em Foz do Iguaçu, e Panorama, que faz fronteira com o estado de Mato Grosso do Sul.
Na próxima quinta-feira (23), a motorista vai completar 52 anos e, ao g1, contou que vai poder celebrar a data sem a preocupação de receber os pontos na CNH.
“Não devo nada e não temo, fiquei muito feliz, mas estava desesperada. Não sei se vai dar para comemorar [o aniversário] por causa da correria de médico com a minha filha, mas já é um alívio”, finaliza.
Motorista de Araçoiaba da Serra (SP) levou multa por engano em MG
Luciana Cardoso/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM