Posse de Donald Trump: veja repercussão entre líderes internacionais


Republicano assume segundo mandato como 47º residente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20). Trump toma posse nos EUA
Chip Somodevilla/Pool via REUTERS
A cerimônia de posse de Donald Trump, nesta segunda-feira (20), como 47º presidente dos Estados Unidos repercutiu entre líderes internacionais.
Trump foi empossado após o juramento no Capitólio, a sede do Congresso americano. Antes, ele havia se encontrado com Joe Biden, que, em cerimônia na rotunda do Capitólio, passou o comando da Casa Branca ao republicano.
AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real da posse de Trump
INFOGRÁFICO: os detalhes da posse
Veja, abaixo, o que disseram autoridades sobre a posse:
Vladimir Putin
Em vídeo divulgado horas antes da posse de Trump, o presidente da Rússia declarou, em vídeo transmitido pela TV do país:
“Nós tomamos conhecimento da declaração do recém-eleito presidente dos Estados Unidos e de membros de equipe sobre o desejo de restaurar contatos diretos com a Rússia, que não foram interrompidos por nós, mas pela administração que agora se encerra. Também ouvimos a declaração dele sobre a necessidade de fazer tudo que for possível para evitar a Terceira Guerra Mundial. Certamente, acolhemos essa atitude e parabenizamos o presidente eleito dos Estados Unidos por sua posse.”
“Nós nunca recusamos o diálogo, sempre estivemos prontos para manter uma atitude de cooperação com qualquer administração americana. Eu disse isso em inúmeras ocasiões. Prevemos que o diálogo será construído em uma base igual e mutuamente respeitosa, levando em conta o papel significativo desempenhado por nossos países em uma série de questões-chave na agenda mundial, incluindo o fortalecimento da estabilidade estratégica e da segurança.”
“Também estamos abertos ao diálogo com a nova administração dos Estados Unidos sobre o conflito ucraniano. O mais importante, aqui, é abordar as causas raízes da crise, sobre as quais conversamos muitas vezes.”
Volodymyr Zelenskiy
Na rede social X, o presidente da Ucrânia, destacou a oportunidade de alcançar uma paz justa no país, que enfrenta uma invasão russa quase há três anos, ao parabenizar Donald Trump pela sua posse.
“O presidente Trump é sempre decisivo, e a política de paz por meio da força que ele anunciou oferece uma oportunidade de fortalecer a liderança americana e alcançar uma paz duradoura e justa, que é a principal prioridade. A Ucrânia vê o cultivo de laços estreitos com a administração Trump como um objetivo chave e tem feito investidas ao Partido Republicano após a vitória de Trump nas eleições dos EUA em novembro”.
Zelenskiy afirmou ainda que a Ucrânia aguarda “uma cooperação ativa e mutuamente benéfica com a administração Trump”. “Somos mais fortes juntos e podemos oferecer maior segurança, estabilidade e crescimento econômico para o mundo e para nossas duas nações”, disse.
Presidente ucraniano publica mensagem parabenizando Trump pela posse
Reprodução/X
Lula
O presidente brasileiro cumprimentou Trump pela posse e ressaltou que as relações históricas entre os dois países marcadas por respeito e amizade.
“Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico.”
Presidente Lula publica mensagem no X sobre a posse de Trump
Reprodução/X
Adicionar aos favoritos o Link permanente.