Animais afetados são bovinos e equinos. Prefeitura irá instalar armadilhas para morcegos na zona rural. Casos de raiva animal são confirmados em Carmo do Rio Claro
Quatro casos de raiva animal foram confirmados neste ano em Carmo do Rio Claro (MG), dois deles em bovinos e três em equinos. Há ainda vários casos suspeitos que estão em análise.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está monitorando a situação desde 8 de janeiro e disse que os focos estão sob controle. Os casos ocorreram em três regiões diferentes do município.
Nesta quarta-feira (22), foi feita uma reunião do IMA com a prefeitura e representantes dos produtores rurais e será feito uma campanha de conscientização sobre a vacinação dos rebanhos.
“O produtor que não realizou a imunização de seus animais contra raiva no ano passado e nesse ano também ainda não fez, que faça a vacinação para que a gente possa ter o controle e efetivo da doença”, alerta o coordenador regional do IMA, Wladimir Ferreira Fadini .
Carmo do Rio Claro tem casos de raiva confirmados.
Lícia Rubinstein/Censo
A prefeitura disse que irá instalar armadilhas para captura de morcegos hematófago nos pontos da zona rural onde os casos foram registrados.
A última campanha de anti-rábica em Carmo do Rio Claro foi realizada entre agosto e setembro de 2024 com a vacinação de mais de 5 mil cães e mil gatos.
A vacina para os animais de grande porte está disponível nas casas de insumos agropecuários.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas