Segundo meteorologista da Defesa Civil de Santos, Franco Cassol, são esperadas pancadas de chuva. Pode haver pancadas de chuva até a manhã de sexta-feira (24)
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para tempestade que abrange a Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O aviso vale até 10h de sexta-feira (24).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O meteorologista Franco Cassol, da Defesa Civil de Santos, explicou ao g1 que uma massa de ar mais quente atuou sobre a região Central e Sudeste do Brasil no fim de semana, persistindo até a quarta-feira (22). No período, as altas temperaturas que beiraram os 40°C.
O aviso do Inmet, que considera diversos estados brasileiros, inclui chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Segundo Cassol, no entanto, a previsão é de chuvas passageiras para a Baixada Santista até a manhã de sexta-feira. “Pancadas em alguns momentos. Dificilmente vai gerar uma chuva volumosa”, afirmou o meteorologista.
Baixada em Pauta: Franco Cassol, meteorologista, é o convidado da semana
Ainda segundo o Inmet, nesta quinta-feira as temperaturas mínima e máxima ficaram entre 21°C e 28°C em Santos. Conforme o aviso de tempestade, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
“Já deu uma amenizada na temperatura, não cai muito mais do que isso por enquanto. Para hoje [quinta-feira], são instabilidades típicas de verão. Assim como ocorreu ontem [quarta-feira], em que se formaram nebulosidades a partir da tarde e chegou a ter um pouco de chuva”, disse Cassol.
Veja instruções do Inmet:
Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos