O ex-presidente descartou uma quarta candidatura à presidência da República dos Estados Unidos em 2028 se não ganhar este ano. Candidado republicano, Trump afirmou que não pretende disputar outra eleição caso perca para Kamala Harris em 2024
AP Photo/Alex Brandon
O ex-presidente Donald Trump disse neste domingo (22) que não “acha” que irá concorrer novamente à presidência em 2028 se não tiver sucesso em sua tentativa de retornar à Casa Branca em 2024.
“Não, eu não acho. Eu acho que isso será, isso será o fim,” disse Trump quando a jornalista Sharyl Attkisson lhe perguntou se ele concorreria novamente.
O comentário foi notável tanto porque Trump parecia descartar uma quarta candidatura à presidência quanto porque ele raramente admite a possibilidade de poder perder uma eleição legitimamente. Trump normalmente insiste que isso só poderia acontecer se houvesse uma fraude generalizada, uma alegação falsa que ele fez em 2020 e que repetidamente mencionou durante sua campanha presidencial de 2024.
LEIA MAIS
A seis semanas da eleição, votação nos EUA já começou em 3 estados; veja quais são
Serviço Secreto americano reconhece falhas na proteção do ex-presidente Donald Trump no atentado de julho
Em Nova York, Lula se reúne com presidente da Comissão Europeia e vai a eventos de Clinton e Bill Gates nesta segunda
Trump teria 82 anos em 2028, um ano a mais do que o presidente Joe Biden tem agora. Biden desistiu da corrida em julho após uma performance desastrosa no debate e meses sendo criticado por Trump e outros conservadores por ser velho demais e errático para o cargo.
Attkisson entrevistou Trump para seu programa “Full Measure.” Durante a entrevista de 22 minutos, Trump defendeu seu histórico na pandemia de coronavírus. Ele creditou o desenvolvimento das vacinas contra a COVID-19, que foram criadas durante sua presidência, enquanto também afirmou que “eles estão fazendo estudos sobre as vacinas e vamos descobrir” se são seguras.
Trump disse que os republicanos se tornaram céticos em relação às vacinas, enquanto os democratas confiam nelas.
A afirmação sobre 2028 veio no final da entrevista, que também incluiu uma pergunta sobre como Trump mantém uma boa saúde. “Eu tento comer adequadamente,” disse o ex-presidente, provocando uma reação incrédula de Attkisson, que observou que Trump se tornou famoso por sua predileção por hambúrgueres.
“Hambúrgueres adequados,” inronizou Trump.