O delegado abriu a série de entrevista do g1 com candidatos à Prefeitura de Santarém. Candidato Delegado Jardel (Solidariedade)
Reprodução
O delegado Jardel, candidato à Prefeitura de Santarém pelo Solidariedade, afirmou, que, se eleito, irá implantar terminais de integração do transporte público, a exemplo dos que existem nos grandes centros, e com tarifa justa.
“Nós temos que integrar todos os transportes públicos existentes para que a população possa realmente ser beneficiada. E nada melhor do que a implantação de terminais, aqueles terminais integrados de passageiros, onde ali vai estar realizando todo esse serviço integrado e quem ganha é o usuário”.
Delegado Jardel abriu a série de entrevistas do g1 Santarém e Região nas eleições de 2024 com todos os candidatos à Prefeitura de Santarém.
Veja a entrevista na íntegra
Segundo o candidato, com os terminais de integração em funcionamento, será utilizado um bilhete único no transporte público.
Delegado Jardel responde sobre Transporte Público
“Aí vem a questão do bilhete único. É justamente para isso. Então, o passageiro, ele é beneficiado com isso. E nós queremos fazer com que o transporte público seja de qualidade para a pessoa que está utilizando, um transporte justo, com tarifa justa”.
O candidato também destacou que embora Santarém tenha dado um salto substancial e, obras de pavimentação asfáltica, é preciso que haja fiscalização dessas obras para que ela seja concebida com toda a infraestrutura necessária, de drenagem, calçadas, sarjetas.
“O asfalto é o sonho de todos. É inegável que ele melhora a qualidade de vida que tem a sua rua asfaltada. (…) Mas, vale ressaltar, esse asfaltamento tem que ser com qualidade. Não adianta passar o asfalto ali e não ter drenagem. E pra isso nós iremos fiscalizar. E sabe quem pode nos ajudar? É o próprio morador onde passa o asfalto, e nós abriremos este canal com o morador para que ele nos dê o feedback e assim possamos ter um asfalto de qualidade”.
Ordenamento do transporte fluvial
Jardel disse que, se for eleito, uma das ações que pretende colocar em prática logo no início da gestão é o ordenamento do transporte fluvial no município.
“Nós temos vários píeres que foram construídos, mas nós precisamos que haja padronização. E essa padronização tem que ser feita de forma atenta e direta, e que o município fiscalize, implante essa padronização e faça a devida fiscalização do transporte fluvial. A maioria das comunidades ribeirinhas utilizam esse meio de transporte, e nós vemos na orla a desorganização, o transporte de forma desordenada e nós precisar estabelecer critérios, para que o serviço seja bem prestado”.
Delegado Jardel responde sobre ordenamento fluvial
Política de urbanismo
Jardel defende a verticalização das construções habitacionais em Santarém, como estratégia de política eficiente de urbanismo, que segundo ele, funciona também como aliada da proteção do uso do solo.
“Nós vamos incentivar esse tipo de político, porque atrelado a questão do urbanismo, desse crescimento verticalizado do nosso município, está o lado do meio ambiente também, e nós precisamos ter um meio ambiente sustentável. E a gente entende que é de suma importância esse crescimento vertical do município, além de que, vai gerar também emprego e renda com a construção de novos prédios e edifícios”.
Delegado Jardel responde sobre crescimento vertical da cidade
Sumidouros e construções
Durante a entrevista, o candidato falou sobre o problema de água servida na cidade, devido a falta de sumidouros em grande parte das residências. Para Jardel, esse é um problema de saúde pública que ele pretende combater com política de incentivo à construção de sumidouros ecológicos.
“Nós temos no nosso programa essa proposta de fazer sumidouros ecológicos. Ninguém admite mais uma cidade do porte de Santarém, uma cidade que é polo no Baixo Amazonas, uma cidade universitária que atrai diversas pessoas, e essa questão ainda existir no município. Precisamos de políticas públicas pra acabar com isso, com a água a céu aberto. Você vai para os grandes centros e isso não existe”.
Delegado Jardel responde sobre sumidouros
Regularização fundiária e empreendimentos
Na opinião do candidato, resolver a questão da regularização fundiária no município é medida urgente, pois a falta de regularização dos imóveis trava a instalação de novos empreendimentos. Jardel diz que é preciso dar segurança jurídica aos investidores.
“Grandes empreendimentos precisam estar conectados com a regularização fundiária, e aí entra a questão da segurança jurídica. Porque o empreendedor só vai investir no município se ele tiver segurança jurídica. Bairros planejados, cidades inteligentes, são modelos muito utilizados nos grandes centros, e a gente também vai incentivar. Caso sejamos eleito, nós iremos incentivar que esses empreendimentos venham para Santarém porque vai propiciar melhor qualidade de vida para quem for residir”.
Delegado Jardel responde sobre bairros planejados
Construção de novas UPAs
Ao ser questionado se em um primeiro momento, em vez de construir duas UPAs, não seria mais eficiente aparelhar e reestruturar a já existente no município para oferta de um serviço de qualidade aos cidadão, o candidato disse que a saúde do município não anda bem, que é preciso inovar e que falta gestão na saúde.
“Nós precisamos de gestão na saúde pública. Além de ter gestão e atendimento no Pronto Socorro, nós precisamos da UPA. É inadmissível o município como Santarém, que no último censo teve mais de 330 mil habitantes, ter uma única UPA. Aí você vai procurar os serviços da UPA, você encontra aquelas filas enormes, abarrotadas. A prestação do serviço, infelizmente, não é de qualidade. E nós prezamos pela saúde de qualidade, juntamente com o Valdir Matias. Queremos saúde de qualidade para a população e, para isso, nós estamos propondo a implantação de mais duas grandes UPAs”.
Na opinião do candidato do Solidariedade, abarrotar de pacientes a única UPA existente em Santarém não trará nenhum benefício para quem mais precisa de atendimentos de urgência e emergência no SUS.
“Precisamos de uma nova UPA aqui na grande área da Prainha, e outra UPA na grande área do Santarenzinho/Maracanã. Eu tenho certeza absoluta, irá melhorar, irá melhorar muito. E quero dizer mais, além da UPA, todos os dias nós vamos ligar para o governador do estado e cobrar a conclusão do Materno Infantil, que é imprescindível para a saúde do nosso município”.
Delegado Jardel responde sobre novas UPAs
Ao final da entrevista, Delegado Jardel ressaltou que o Solidariedade tem um projeto de mudança com propostas para a melhoria da qualidade de vida da população.
“O povo clama por mudança, mas tem que ser mudança com qualidade. Não adianta só você gritar que quer mudança e não apresentar propostas. Nós queremos mudar com propostas, nós queremos mudar com qualidade. Tem um projeto que quer continuidade e este projeto que quer continuidade, se a população acha que tem que permanecer, que vote na continuidade. E os outros projetos que querem mudança, mas não pode ser mudar por mudar. Tem que ser mudança com qualidade”, finalizou.
Quem é o Delegado Jardel
Jardel Luís Castro Guimarães, é santareno, casado, tem 51 anos de idade, é servidor público estadual, lotado como Delegado de Polícia Civil.
Já foi vereador na Câmara Municipal de Santarém e candidato ao Senado Federal em 2022.
Na 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp Baixo Amazonas), com sede em Santarém. exerceu o cargo de Superintendente Regional da Policia Civil nas Regiões do Médio e Baixo Amazonas e do Tapajós.