A prática é tradição no evento, assim como o levantamento que acontece no ritual de abertura. Derrubada do mastros é realizada para encerrar a Festa do Sairé 2024
Sandro Vaughan/TV Tapajós
A derrubada dos mastros na vila de Alter do Chão, distante cerca de 37 quilômetros de Santarém, oeste do Pará, encerra a Festa do Sairé 2024. Este ano, quem derrubou primeiro foram as mulheres. A prática é tradição no evento, assim como o levantamento que acontece no ritual de abertura.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Após a derrubada dos mastros, é realizado o ritual do “quebra macaxeira”, onde o tarubá — uma bebida derivada da mandioca — é distribuído aos visitantes. Os personagens do Sairé, liderados pelo mordomo e a mordoma, circulam entre as barracas em busca de doações de bebidas alcoólicas, que são misturadas ao tarubá para ficar mais forte. Em filas organizadas, homens e mulheres recebem as porções da bebida.
Ritual religioso no Sairé
Sandro Vaughan/TV Tapajós
O Sairé é conhecido por reunir o sagrado e o profano, atraindo a atenção de turistas de várias regiões do país e de outras partes do mundo. A festa é considerada uma das maiores e mais antigas manifestações culturais da Amazônia, celebrada em um cenário paradisíaco.
O Festival do Sairé congrega rituais religiosos, danças, músicas, culinária e encenação da lenda do boto, em uma programação que tem a duração de cinco dias.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região