Parque Dom Pedro impulsiona economia gerando mais de 6 mil empregos


Empreendimento também realiza ações de incentivo com oportunidades de trabalho
Crédito: Divulgação
O Parque Dom Pedro, o maior e mais completo centro de compras, lazer, entretenimento e gastronomia da região de Campinas, se destaca não apenas pela variedade de lojas e opções de lazer, mas também pelo seu papel fundamental na geração de empregos na região. Com mais de 6 mil vagas formais, o empreendimento contribui significativamente para o desenvolvimento da economia local. Para dimensionar sua relevância, o número de empregos diretos e indiretos gerados pelo Parque Dom Pedro é superior à população ocupada de mais da metade dos 645 municípios do Estado de São Paulo, considerando os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O Parque Dom Pedro se destaca como um dos principais impulsionadores da economia regional, não apenas pelo expressivo fluxo de visitantes e pela vasta gama de produtos e serviços oferecidos, mas também por sua geração robusta de empregos”, explica Rafael Moral Marques, superintendente do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS.
Para atender a um público de mais de 1 milhão de visitantes por mês, o empreendimento conta com uma equipe de cerca de 480 colaboradores diretos e terceirizados.
“Entre esses colaboradores estão profissionais das áreas administrativa e de operações, que garantem o funcionamento do shopping, desde a limpeza e segurança até o atendimento ao cliente e o setor financeiro”, explica Marques.
Já nas mais de 400 operações do shopping, as vagas abrangem uma ampla gama de segmentos, como vestuário, alimentação, entretenimento e serviços.
Incentivo ao emprego
O Parque Dom Pedro demonstra um compromisso constante com a inclusão, que se estende à geração de empregos, promovendo iniciativas com oportunidades que vão além do empreendimento.
Um exemplo é o Quiosque Oportunidades Especiais, um projeto itinerante que desembarca todos os anos no Parque Dom Pedro oferecendo orientação profissional e encaminhamento para vagas de trabalho para pessoas com deficiência. Somente nos últimos dois anos, mais de 300 pessoas com deficiência foram cadastradas no estande montado no shopping.
“Por meio da geração de empregos e do compromisso com a inclusão, contribuímos significativamente para o desenvolvimento da comunidade local”, afirma Marques.
Ainda buscando oferecer oportunidades para população da região, são realizadas parcerias com entidades, como a Secretaria de Trabalho e Renda, que garantem a realização de feirões de emprego com centenas de vagas disponíveis. Em junho deste ano, aconteceu o Feirão de Emprego e Oportunidades, por meio do Centro Público de Apoio ao Trabalhador de Campinas (CPAT), que ofereceu mais de mil oportunidades em Campinas e região.
“O Parque Dom Pedro é um ambiente dinâmico e em constante crescimento, que oferece oportunidades de trabalho para pessoas de todas as idades, escolaridades e experiências”, complementa Marques.
Facilitando o acesso às vagas, no site do shopping é possível realizar cadastro para oportunidades diretas ou em uma das quase 400 operações ativas no empreendimento.
Parque Consciente
As ações ambientais, sociais, de incentivo à educação, ao esporte e bem-estar desenvolvidas pelo Parque Dom Pedro fazem parte da política do empreendimento em ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance — em português, Ambiental, Social e Governança. Anualmente, o Parque Dom Pedro desenvolve ações diversas que impactam positivamente o futuro da comunidade ao seu entorno, sendo reconhecido, nacional e internacionalmente, como referência em práticas sustentáveis no setor de varejo.
Todas essas ações são identificadas com o selo Parque Consciente, criado para que o público possa reconhecer as iniciativas do shopping nesta área. Pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, o empreendimento recebeu, em 2023, o selo “Empresa Amiga da Primeira Infância”, concedido pela Prefeitura de Campinas. Além disso, já foi premiado diversas vezes pela Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) pelas práticas ambientais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.