Buscas por homem que manteve sobrinha em cárcere privado completam quatro dias na BA


Suspeito fugiu durante operação de resgate em Jucuruçu, no extremo sul da Bahia. Buscas pelo foragido já duram quatro dias
PC-ES
As buscas pelo homem suspeito de manter a sobrinha em cárcere privado em Jucuruçu, no extremo sul da Bahia, completam quatro dias nesta segunda-feira (23). Em nota oficial, a Polícia Civil do Espírito Santo afirma que está à frente do cerco para localizar o suspeito. O nome e a foto dele foram compartilhados com as forças de segurança da Bahia.
A jovem foi libertada após uma campana da Polícia do Espírito Santo (PC-ES) iniciada na quinta-feira (19). Ela estava em uma área de difícil acesso na cidade de pouco mais de 8.988 habitantes.
A procura pelo foragido tem um impasse. A PC-ES diz que conta com apoio da Polícia Militar da Bahia, que não confirma participação na operação. A Polícia Civil da Bahia (PC-BA) também não confirmou apoio nas buscas. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) afirmou que as forças policiais precisam atuar de forma integrada em territórios limítrofes.
O suspeito conseguiu fugir durante a operação de resgate da vítima. O delegado-chefe Fabrício Lucindo, da 16ª Delegacia Regional de Linhares, no Espírito Santo, contou que o homem foi perseguido pelos policiais, mas fugiu pela mata.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Mulher mantida em cativeiro pelo tio por quase 10 anos é resgatada em cidade da Bahia
Abusos, proibição de ir à escola e ameaças de morte: como vivia a mulher mantida em cativeiro pelo tio por 10 anos
As polícias informaram que qualquer informação sobre o paradeiro do procurado pode ser comunicada, de forma sigilosa, através do Disque Denúncia 181. Ou pelos sites do Disque Denúncia Bahia (disquedenuncia.ssp.ba.gov.br) ou Disque Denúncia Espírito Santo (disquedenuncia181.es.gov.br), onde podem ser anexadas imagens e vídeos.
Relembre o caso
Uma mulher de 25 anos foi libertada após quase dez anos sendo mantida em cativeiro pelo próprio tio. Uma operação policial, realizada entre quinta (19) e sexta-feira (20), resgatou a jovem em um local de difícil acesso na cidade de Jucuruçu, no extremo sul da Bahia.
Desaparecida desde 2015 em Rio Bananal, cidade do Espírito Santo, após ser sequestrada pelo tio, ela conseguiu contatar a família só recentemente pelas redes sociais. Um vídeo mostra o momento emocionante do reencontro da moça com o pai após o resgate (veja abaixo). As imagens foram registradas pela Polícia Civil do Espírito Santo (PC-ES).
Mulher mantida em cativeiro pelo tio por quase 10 anos é resgatada em cidade da Bahia
De acordo com os autos do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), o tio passou a coagir a vítima em 2014, quando residiam no município de Rio Bananal, e cometeu o primeiro abuso sexual contra ela ao descobrir que mantinha “paqueras” na escola.
“Após quase 10 anos de buscas, conseguimos localizar a vítima graças ao contato que ela fez com a família. Agimos prontamente para organizar a operação, que foi um sucesso”, declarou o delegado Fabrício Lucindo.
Policiais civis, acompanhados pelo pai da vítima, seguiram de Rio Bananal, no norte do estado do Espírito Santo, com destino à Jucuruçu, na Bahia, num trajeto de 450 Km de distância. As equipes realizaram campanas para identificar o cativeiro e, na manhã de sexta-feira (20), cercaram o local.
No entanto, o suspeito, de 43 anos, conseguiu fugir para a mata.
“O criminoso conhecia muito bem a área e, apesar de ser perseguido pelos policiais por um longo período, conseguiu evadir. Continuamos as buscas para capturá-lo”, explicou o delegado.
A vítima relatou que foi sequestrada pelo suspeito em 2015, sofreu abusos sexuais constantes e era mantida trancada e sob ameaça de morte, inclusive contra seus familiares, caso tentasse escapar.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.