A destinação adequada destes resíduos evita o descarte em lugares inapropriados, que prejudicam o meio ambiente. Processo de Britagem de RCD recebido na Unidade de Reciclagem, localizada em Nossa Senhora do Socorro/Se.
Arquivo pessoal – Termoclave
Dados da Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais apontam que, no Brasil, 96% dos resíduos produzidos não são reaproveitados. Com o fim dos lixões e a implantação de aterros sanitários, esse é um cenário que deve mudar nos próximos anos, já que nesses locais, os resíduos são tratados e boa parte é reaproveitada.
A Termoclave Ambiental possui uma Unidade de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil localizada em Nossa Senhora do Socorro/Se, onde recebe aproximadamente 16 mil toneladas de resíduos inertes por mês.
Através de um processo automatizado, os resíduos recebidos na unidade passam por um processo de triagem onde são separados. Os resíduos recicláveis são encaminhados para uma cooperativa de ex-catadores, o restante dos resíduos segue para uma esteira automatizada, passando por nova separação de possíveis metais e madeiras, e, posteriormente, conduzidos para um britador. Após o processamento, passam por diversas peneiras, e são transformados em novos materiais como areia, brita e rachão, que serão reaplicados na construção civil e utilizados na confecção de calçadas, insumos para massa asfáltica, recuperação de vias e logradouros públicos, bem como estradas vicinais.
De acordo com o gerente de negócios da Termoclave, José Carlos Dias da Silva, os materiais são transformados em novos insumos e retornam a cadeia de produção prontos para diferentes usos.
“O que antes eram entulhos dispostos de forma irregular em vias públicas, canais, riachos e terrenos baldios, são transformados em agregados para a construção civil, contribuindo para um meio ambiente sustentável”, falou.
Ao decorrer dos anos a Construção Civil vem se consolidando como o setor que causa mais impacto em nossa sociedade. Para reduzir os danos causados na natureza pelo segmento ao meio ambiente, a reciclagem surgiu como uma alternativa sustentável para a destinação correta deste tipo de resíduo.
A Termoclave oferece uma solução ambientalmente correta e economicamente viável para a gestão desse resíduo, transformando um problema em uma oportunidade para a construção de um futuro melhor.