Ação emergencial visa atender a população mais afetada da cidade, que enfrenta racionamento desde julho. Prefeitura de Artur Nogueira muda local de distribuição de água a partir da segunda
A distribuição de garrafas de água potável em Artur Nogueira (SP) passou a ser em uma estrutura temporária no estacionamento da Prefeitura Municipal, a partir desta segunda-feira (23). Para fazer a retirada, é necessário apresentar uma conta de água como comprovante de residência.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A ação emergencial visa atender a população mais afetada da cidade, que enfrenta uma crise hídrica com racionamento desde julho. Por conta da estiagem e da redução dos níveis da represa que a abastece, o governo de São Paulo decretou situação de emergência na cidade em 5 de agosto.
Artur Nogueira distribui água potável no estacionamento da Prefeitura Municipal, em meio à crise hídrica
Reprodução/EPTV
A entrega de água ficou estabelecida de segunda a sábado. Veja, abaixo, os horários em que a população poderá fazer a retirada da água:
Nas segundas, quartas e sextas-feiras: das 8h às 17h.
Nas terças e quintas-feiras: das 8h às 20h
Nos sábados: das 8h às 14h
A distribuição acontece ininterruptamente dentro do horário determinado, sem intervalos para almoço. Para fazer a retirada da água, a população deve acessar o local pelos portões da Rua Antoninha Blumer Turato.
Em meio à baixa nos reservatórios, moradores de Artur Nogueira pegam garrafas d’água distribuídas no estacionamento da Prefeitura Municipal
Reprodução/EPTV
Racionamento de água
Por conta da falta de chuvas e da redução considerável dos níveis da represa que abastece a cidade, Artur Nogueira (SP) decretou, em julho deste ano, o “estado de crise hídrica” e estabeleceu uma série de medidas para tentar evitar que o município passe por uma situação de falta d’água.
Entre as ações, está a diminuição de pressão na rede de água, em horários específicos, o que a prefeitura já considera como racionamento.
Situação de emergência
Represa que abastece Artur Nogueira
Reprodução/EPTV
Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado, em 5 de agosto, o governo de São Paulo decretou situação de emergência em Artur Nogueira (SP) devido à crise hídrica enfrentada.
Com validade de 180 dias, a determinação autoriza entidades e órgãos públicos estaduais a apoiar a população das áreas afetadas do município, desde que as ações sejam articuladas com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC).
Antes do decreto, Artur Nogueira chegou a receber, em 31 de julho, uma doação de água da Força Aérea Brasileira que iria para o Rio Grande do Sul — quando o volume da represa que abastece a cidade estava em 15% —, distribuindo os 300 paletes com galões de água a escolas e centros de saúde para evitar desabastecimento em serviços essenciais.
Crise mais severa que a de 2014
Segundo o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), a crise hídrica que afeta a região é “ainda mais severa do que a de 2014”, e “reduziu significativamente o nível do reservatório Cotrins, que abastece a cidade, impedindo que a ETA 2 possa auxiliar a ETA 3 de maneira eficaz”.
Além disso, o Saean afirmou que alugou uma ETA temporária e está utilizando caminhões-pipa para garantir o abastecimento das áreas mais altas dos bairros. Todos os poços disponíveis foram ativados, e houve a limpeza e desassoreamento do leito do Cotrins, aproveitando o período de seca.
VEJA MAIS: Crise hídrica: com volume de represa em 20%, estabelecimentos fecham as portas em Artur Nogueira
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas