Cerimônia de velório ocorreu no Palácio da Liberdade, com honras militares, e reuniu autoridades, familiares, amigos e admiradores. Caixão do ex-governador foi levado por policiais militares.
Thiago Philip/TV Globo
O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso foi cremado na tarde desta segunda-feira (3) em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele morreu na madrugada de domingo, aos 86 anos, em um hospital da capital, após apresentar falência múltipla dos órgãos.
O velório ocorreu no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro. Autoridades, parentes, amigos e populares compareceram para prestar as últimas homenagens.
“A nossa família está muito consternada porque Newton Cardoso sempre teve vontade de viver, teve sempre desejo de transformar, de desenvolver. Esse legado ele está devidamente conhecido no estado de Minas Gerais”, disse Newton Cardoso Jr (MDB), deputado federal e filho do ex-governador.
Newton Cardoso Jr durante entrevista coletiva à imprensa.
Thiago Philip/TV Globo
Além do filho dele, estiveram presentes nomes como o governador de MG, Romeu Zema (Novo), o prefeito em exercício de BH, Álvaro Damião (União Brasil), o senador Carlos Viana (Podemos) e o deputado federal Baleia Rossi (MDB), presidente do partido.
A cerimônia começou ainda pela manhã, reservada aos familiares e, posteriormente, foi aberta ao público. A despedida incluiu honras militares, com a participação de uma guarda composta pelos Dragões da Independência posicionada na entrada do prédio.
Movimentação durante o velório do ex-governador.
Thiago Phillip/TV Globo
Biografia
Newton Cardoso nasceu em 1938, em Brumado (BA), mas foi em Minas Gerais que construiu a trajetória política. Ainda na ditadura militar, ajudou a fundar o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), único partido de oposição na época.
Foi governador do estado entre 1987 e 1991 e vice-governador entre 1999 e 2003. Também foi deputado federal por três mandatos e prefeito de Contagem por três vezes.
Após o encerramento do velório, o caixão foi conduzido por cadetes da Polícia Militar em um carro aberto do Corpo de Bombeiros.
O corpo seguiu para o Cemitério Parque Renascer, em Contagem, onde foi cremado em uma cerimônia restrita à família. Divorciado, o ex-governador deixa quatro filhos.
Vídeos mais assistidos do g1 MG