![](https://s2-g1.glbimg.com/kmtT6Vw6bk9jDMXxx0W6xiFoBe8=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/v/k/kFBBhHTTmkZL1CcJMnQg/mt-19-.png)
Chamado de pingômetro, o sistema funcionava de maneira semelhante a um caça-níquel: ao inserir R$ 4 em moedas ou notas, o dispositivo libera uma dose de bebida. ‘Pingômetro’ foi apreendido durante operação da Guarda Municipal
Um equipamento chamado ‘pingômetro’, que armazenava bebida alcoólica, foi apreendido durante a Operação Sossego Público, da Guarda Municipal, em frente a uma escola estadual em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nessa segunda-feira (3).
De acordo com a corporação, o ‘pingômetro’ funcionava de maneira semelhante a um caça-níquel: ao inserir R$ 4 em moedas ou notas, o dispositivo liberava uma dose de bebida alcoólica.
Os agentes relataram que o principal problema era a falta de fiscalização no local, tornando o sistema acessível aos estudantes da escola e vulnerável ao consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, o que é crime.
O aparelho ficava instalado na parte externa de uma tabacaria
Reprodução
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, o aparelho ficava instalado na parte externa de uma tabacaria e a distribuição de bebida era feita sem controle, já que bastava inserir o dinheiro que uma dose caía.
“O equipamento permitia que qualquer pessoa colocasse dinheiro e retirasse bebida, sem fiscalização, o que é extremamente preocupante. É inadmissível que um equipamento como esse esteja tão próximo de uma escola. O fornecimento de bebida alcoólica a menores de 18 anos é crime, e precisamos garantir que isso não aconteça”, pontuou.
O estabelecimento foi autuado e o dispositivo apreendido e retirado do local.