![](https://s2-g1.glbimg.com/8jd-zn9osTspfr4r36TbPRFnOwQ=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/O/8/5D5JGzSCKs4fwcPD46Jg/captura-de-tela-2025-02-05-154433.jpg)
Publicação foi feita nos perfis da prefeitura de São Paulo em 1º de fevereiro, mas viralizou nesta quarta-feira (5); perfis das prefeituras do Nordeste e Rio de Janeiro comentaram e ironizaram a afirmação. Publicação da prefeitura de SP sobre carnaval de rua
Reprodução/Instagram
Uma publicação feita nas redes sociais da Prefeitura de São Paulo viralizou e já alcança mais de 6 mil comentários após afirmar que a capital paulista tem o “maior carnaval de rua do Brasil” com a imagem de dançarinos de frevo se apresentando durante o bloco do Galo da Madrugada na região do Ibirapuera.
A postagem trouxe provocações das prefeituras de Recife (PE), Salvador (BA), Olinda (PE) e até do Rio de Janeiro, que rebatarem a afirmação e ironizaram. Veja abaixo:
“Obrigada pela homenagem, @prefsp, qualquer coisa vai avisando. Só lembrando… o maior carnaval de rua em linha reta do universo começa dia 27. Ah… e se for chorar manda áudio! 😂”, escreveu o perfil da prefeitura de Recife.
O Galo da Madrugada é um dos mais tradicionais blocos de carnaval de Pernambuco. O Clube de Máscaras galo da Madrugada desfilou pela primeira vez em 1978, com cerca de 75 pessoas, segundo a descrição publicada no site oficial. Considerado o maior bloco de rua do mundo pelo Guinness Book, o Galo virou Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, em 2023.
“Melhor que contar… bora mostrar? 😅”, disse a prefeitura de Olinda. “E aí, @prefolinda e @prefrecife! Eu conto ou vocês contam? 🤭🤣”, escreveu a prefeitura de Salvador.
Publicação da prefeitura de Salvador sobre carnaval de rua
Reprodução/Instagram
A prefeitura do Rio de Janeiro não deixou de entrar nas provocações e colocou emoji de olhos em um comentário na rede X: “@Prefeitura_Rio 👀”.
A deputada federal Tabata Amaral comentou sobre a publicação da página da prefeitura de São Paulo nas suas redes sociais.
“Como filha de nordestinos e namorada de um pernambucano (com orgulho) eu posso dizer: ‘que p#rr@ é essa?’ Isso daqui não representa o Carnaval de São Paulo nem aqui nem na China.”
O g1 procurou a Prefeitura de São Paulo e aguarda posicionamento.
Comentários das prefeituras de Olinda e Rio de Janeiro sobre postagem da prefeitura de SP
Reprodução/X
Número de blocos X número de foliões
Público se aglomera durante o desfile do Bloco da Pabllo na Avenida Pedro Álvares Cabral, diante do Parque Ibirapuera, em São Paulo
Fábio Tito/g1
A afirmação da prefeitura de SP ocorre por conta do público que frequenta o carnaval de rua na capital. Este ano, haverá 767 blocos e 860 desfiles, um número recorde na capital, de acordo com dados da prefeitura.
O período considera o pré-carnaval (22 e 23 de fevereiro), o carnaval (1º a 4 de março) e o pós-carnaval (8 e 9 de março).
No ano passado, a prefeitura de SP estimou a participação de 15 milhões de foliões durante os desfiles dos blocos, assim como em 2023.
Olinda, por exemplo apesar de ter mais de mil blocos no carnaval de rua, recebeu 4 milhões de pessoas em 2024, segundo balanço divulgado pela prefeitura.
Recife também tem mais de mil blocos de carnaval de rua, mas recebeu 3,4 milhões de foliões em 2024.
Rivalidade não é novidade
‘Ele vai ter que aceitar’ que o carnaval de SP é maior do que o do Rio, diz Nunes sobre Eduardo Paes em 2023
Arquivo/g1
Não é a primeira vez que a prefeitura de São Paulo causa provocações com outras prefeituras ao afirmar sobre ter o maior carnaval.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmaram em 2023 que a capital paulista já desbancou as cidades do Rio de Janeiro e Salvador como maior carnaval do Brasil.
“Nós já somos o primeiro. O Eduardo Paes é meu amigo e me convidou pra passar o Carnaval lá. Mas eu que convidei ele pra cá. Já temos um carnaval maior que o dele. Ele vai ter que aceitar”, brincou Nunes, na época.