![](https://s2-g1.glbimg.com/IoOk5hg3n5O_FkNLpnjRvu-npnw=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/g/s/2eBK3aQpSXsxiYUPFVKw/onibus-guararema-sem-pagar-2-.jpeg)
A Prefeitura informou que está avaliando a inserção de mais horários em algumas linhas e disse que tem acompanhado as solicitações dos munícipes. Moradores de Guararema reclamam da quantidade de ônibus na cidade
Desde o dia 1º de janeiro o sistema de transporte coletivo de Guararema deixou de ser cobrado. O benefício vale para qualquer pessoa que esteja na cidade e queira utilizar o ônibus para se locomover. No geral, os moradores aprovam a mudança, mas alguns apontam falhas do sistema como a redução de ônibus para alguns bairros.
O jardineiro Jorge Vieira usa o transporte coletivo todos os dias e se diz totalmente satisfeito com as mudanças recentes no serviço que foram realizadas pela Prefeitura.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
“Está melhor, agora ficou bem melhor. Está tendo baldeação e, no caso, onde está a fazendo a baldeação dos bairros, a qualquer momento que você chega lá já tem um ônibus para o Centro. Então, ficou melhor. Na minha opinião ficou melhor”, comentou.
Por outro lado, outros moradores da cidade reclamam. As principais queixas dos usuários são em relação ao intervalo dos ônibus e o trajeto das linhas. Alguns dizem ter que esperar por mais de uma hora até pegar a condução para ir para casa.
O aposentado Edvaldo Ferreira estava esperando o ônibus para o Itapeti, quando foi abordado pela reportagem da TV Diário. Segundo ele, a espera costuma ultrapassar uma hora. Problema que ele espera ver resolvido.
“Tinha que ter ônibus, pelo menos, às 15h lá para o Itapeti. Eu estou aqui desde às 15h10 esperando o ônibus, agora só vai ter ônibus 17h15 e eu estou aqui esperando”, contou.
O Cléber Faria, que mora no bairro de Luís Carlos, contou que a espera no caso dele é ainda maior. Ele também relacionou o maior tempo de espera com a mudança no sistema.
“Sempre estão dividindo os horários e nós que ‘trabalha’ no condomínio, no Alpes, fica muito contramão”, disse ele que tem esperado mais de uma hora e meia pelo ônibus.
Já a Edirene Soares de Souza reclamou da necessidade de fazer baldeação e de atrasos na linha que a leva até o ponto onde precisa trocar de ônibus para, finalmente, chegar em casa. Ela diz que para o sistema melhorar, os ônibus precisam ser mais pontuais.
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura de Guararema informou que está avaliando a inserção de mais horários nas linhas 06 e 06A, que atendem aos bairros Itapeti e Salto, sem necessidade de baldeação. Também informa que não há baldeação nas linhas que atendem ao bairro Luís Carlos, tanto via Capoeirinha como via rodovia Henrique Eroles.
A Prefeitura disse ainda que tem acompanhado as solicitações dos munícipes e ajustado constantemente as linhas para melhor atender a todos, sanando casos de atrasos e outras questões da forma mais rápida possível.
A cada novo pacote de atualizações os munícipes são informados por meio do site sempagar.guararema.sp.gov.br e as redes sociais oficiais do município.
Ainda de acordo com a administração municipal, o programa que proporciona gratuidade total à tarifa do transporte público municipal traz também outros benefícios, como a renovação da frota de veículos, e segue com atualizações frequentes nas linhas e horários de ônibus.
Gratuidade no transporte passou a valer no dia 1º de janeiro em Guararema
Comunicação/PMG
Assista a mais notícias do Alto Tietê