![](https://s2-g1.glbimg.com/D6pebhDGmioKlFUOsuCx_vLcXGo=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/v/b/fHTS6JSVASJ6NcXPW7uw/onix-plus.jpg)
Chevrolet Onix terá produção paralisada por 3 meses em unidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Paralisação anunciada nesta sexta está prevista para abril 2025 e será a segunda programada para o ano. Empresa diz que pretende adequar produção à “demanda atual”. Estoque cheio motivou paralisação da montadora GM, em Gravataí
Reprodução/RBS TV
Cerca de mil trabalhadores da fábrica da General Motors (GM) em Gravataí devem ser impactados pela paralisação planejada pela Chevrolet na unidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Os empregados devem ter contratos de trabalho suspensos (lay-off) em 22 de abril, com previsão de retorno 90 dias depois.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O local atualmente é responsável pela fabricação dos modelos Onix e Onix Plus. Ao Autoesporte, a GM confirmou que planeja uma “suspensão temporária de contratos de trabalho (layoff)” para “adequar a produção (…) à demanda atual do mercado”. No período, deixarão de ser produzidos cerca de 15 mil veículos.
Essa é a segunda paralisação anunciada para a fábrica de Gravataí em 2025. Em janeiro, a fabricante divulgou que as linhas de produção seriam paralisadas entre 17 de fevereiro e 17 de março, com regimes de folgas e férias coletivas. Na ocasião, a companhia afirmou que a paralisação era “necessária para a atualização e modernização de processos”.
“Faz parte do mercado de trabalho, já tivemos lay-off várias vezes. É claro que ninguem gosta, mas neste momento estamos negociando o que é possível”, diz o presidente do sindicato dos metalúrgicos da cidade, Valcir Ascari, que garante que os trabalhadores seguirão recebendo valores referentes a vale-refeição, Programa de Participação nos Resultados e 13º salário.
De acordo com o Autoesporte, há dois motivos para a paralisação prevista para abril: o baixo número de vendas dos modelos fabricados no RS e a preparação da fábrica para produzir a reestilização do Onix, cujo lançamento está previsto para os próximos meses.
GM de Gravataí (RS)
GM/Divulgação
Nota da GM
“A General Motors informa que está em processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí para a adoção de um período de suspensão temporária de contratos de trabalho (lay-off), que deverá afetar parcialmente a produção. A medida, caso aprovada, tem como objetivo adequar a produção da fábrica de Gravataí (RS), responsável pelos modelos Onix e Onix Plus, à demanda atual do mercado.
A GM reforça seu compromisso com seus colaboradores e parceiros, e continuará monitorando o cenário econômico para tomar decisões alinhadas às necessidades do momento, sempre em diálogo com as partes envolvidas.”
Chevrolet Onix Plus
divulgação/GM
VÍDEOS: Tudo sobre o RS