Lenilda Luna aponta saneamento básico como um dos principais desafios e promete educação inclusiva


Candidata do Unidade Popular à Prefeitura de Maceió foi a primeira a participar da série de entrevistas do AL1. Veja na íntegra a entrevista com a candidata à Prefeitura de Maceió, Lenilda Luna (UP)
A candidata à Prefeitura de Maceió pela Unidade Popular, Lenilda Luna, disse nesta terça-feira (12), ao AL1, que um dos maiores desafios caso seja eleita é proporcionar um saneamento básico de qualidade para toda população.
“Maceió está abandonada. O saneamento básico continua sendo oferecido, no máximo, para 30% da população. Saneamento básico é saúde, então essa vai ser uma das nossas prioridades. Muitas vezes essa questão é relegada porque ela não aparece muito para a propaganda, mas sem saneamento básico não tem saúde, não tem água potável de qualidade e nem a condição de a população viver dignamente”.
Lenilda foi a primeira da série de entrevistas do AL1. O prefeito JHC (PL), que tinha entrevista marcada para a segunda-feira (23), informou que estava em agenda em São Paulo. Lobão (Solidariedade) será entrevistado no dia 25, Nina Tenório (PCO), dia 26, e Rafel Brito (MDB), no dia 27.
As entrevistas terão duração de 15 minutos, com mais 1 minuto de considerações finais. As regras foram acordadas e assinadas pelos representantes dos candidatos em reunião na sede da TV Gazeta.
Lenilda Luna, candidata à Prefeitura de Maceió
Lucas Leite/g1
Durante a entrevista, a candidata prometeu uma gestão com transparência e participação coletiva.
“Nós vamos fazer um orçamento 100% participativo. Vamos fazer com transparência uma gestão que possa tornar Maceió uma cidade boa para todas e não uma cidade só para receber turistas, mas que é boa para quem vive nela”.
Transporte público
Lenilda Luna destacou que vai priorizar o transporte público em Maceió. A candidata ressaltou a importância de oferecer um serviço de qualidade para toda a população.
“Temos uma prioridade naquilo que é coletivo. A gente pretende municipalizar o transporte coletivo para que a gestão municipal tenha condição de gerir todo o recurso que é aplicado naquela área. Mais ônibus, mais linhas, ter gratuidade subsidiada pela gestão pública”.
“Se as pessoas têm transporte coletivo de qualidade, elas não vão precisar se deslocar muitas vezes em carros próprios, diminui o tráfego e as pessoas não vão ficar angustiadas de pagar um financiamento de veículo próprio, muitas vezes com dificuldade, se ela pode chegar ao trabalho na hora. As pessoas perdem muito tempo de vida e chegam exaustos do trabalho por causa da deficiência do transporte coletivo”.
“Precisamos garantir ciclovias realmente seguras para o ciclista sem causar prejuízo para o pedestre. É investir no BRT e no VLT, tudo isso ajuda a desafogar a quantidade de carros nas vias”.
Lenilda falou sobre educação, saneamento básico e tranposte público
Lucas Leite/g1
Educação e inclusão
A candidata prometeu fazer uma educação mais inclusiva e ressaltou a importância de um projeto pedagógico eficaz. Ela criticou também a má remuneração dos professores.
“Os educadores aqui de Maceió têm uma formação de qualidade, mas é preciso infraestrutura e projeto pedagógico. Precisamos fazer concurso público. Essas são carreiras que precisam ter uma formação continuada, e as pessoas têm que criar uma relação com a comunidade onde elas atuam. Isso significa que contratar um professor que trabalha com vínculo precário, salário baixo, e aí ele precisa trabalhar em três locais diferentes para ter um mínimo de renda, fica exausto, não consegue preparar as aulas, não é culpa do professor.
“Sou mãe de um autista que hoje está com 18 anos e está na universidade. Eu precisei ser o apoio pedagógico dele muitas vezes, ir para a sala de aula, conversar com os professores, adaptar a prova. Isso tem que ser feito pelo projeto pedagógico do município, pelo profissional qualificado para garantir o suporte pedagógico para os alunos que têm alguma deficiência”.
“As jornadas de trabalho desses pais são exaustivas, então como cobrar deles o apoio pedagógico aos seus filhos com necessidades de acompanhamento específica? Não tem, então, um município tem que fornecer isso e nós vamos garantir esse suporte pedagógico para todos os estudantes, todos os alunos, todas as crianças que precisarem”.
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Confira outras notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.