Candidato a prefeito pelo PL foi o entrevistado do MG1 desta terça-feira (24). MG1 entrevista Maurício, candidato a prefeito de Montes Claros
O candidato a prefeito em Montes Claros, Maurício (PL) , participou do MG Inter TV 1ª Edição desta terça-feira (24). Esta semana, o telejornal exibe entrevistas com todos os candidatos da cidade. A ordem foi definida por sorteio. Aumento no atendimento dos hospitais, incentivo ao esporte e mudanças na educação foram algumas das propostas apresentadas.
Durante a entrevista, ao vivo, com duração de 20 minutos, o candidato teve a oportunidade de responder as perguntas feitas pelo apresentador, Pablo Caires. Ao longo da entrevista, Maurício destacou a experiência como gestor na área da saúde. (veja a entrevista na íntegra acima).
SAÚDE
No início da entrevista foi abordado o tema saúde e os desafios enfrentados na cidade. De acordo com o Maurício, é necessário que seja ampliada a quantidade de prontos-socorros de Montes Claros.
“Precisamos de ter mais pronto-socorro funcionando. É fundamental contratar mais médicos, funcionários, comprar mais remédios. Dentro da pauta da saúde, meu primeiro ato de governo será colocar pronto-socorro em todos os hospitais, construir um centro de imagem e colocar telemedicina em todas as unidades básicas de saúde. Precisamos usar a tecnologia a nosso favor.”
EDUCAÇÃO
A jornada de trabalho dos professores foi um dos temas abordados por Maurício durante a entrevista. Segundo o candidato, a carga horária de trabalho dos educadores deve ser revista. A merenda escolar foi outro ponto destacado.
“Foi criada essa lei das 40 horas que eu vou revogar. Antes, o professor trabalhava em dois locais e ele pode fazer isso. Agora, ele é obrigado a cumprir uma jornada de 40 horas. Nós precisamos deixar que o professor defina se ele vai trabalhar 25 horas, se ele vai trabalhar 30 horas, ou até mesmo 40 horas. Não pode ser obrigatório. E temos que falar também da merenda escolar. Quero aumentar a parceria com a agricultura familiar, trazendo frutas, verduras frescas, fazendo com um cardápio mais amplo”.
MOBILIDADE URBANA
Maurício falou também sobre o transporte coletivo e o valor atual da passagem . Conforme o candidato, é preciso reduzir a tarifa e rever o contrato da prestadora do serviço em Montes Claros.
“O transporte coletivo precisa ser tratado com seriedade. Se você faz uma licitação, a empresa tem que cumprir. Se ela não cumpre, você suspende o contrato e busca uma empresa que tenha condições de atender com qualidade. No meu governo, a partir do dia 1º, eu vou rever esse contrato. Além disso, tem que aumentar a frota e rever o preço da tarifa”.
TURISMO
Questionado sobre as opções de lazer em Montes Claros, o candidato falou sobre o plano de criar um circuito turístico regional.
“Temos que rever todo o turismo de Montes Claros. Nós temos lugares maravilhosos, precisamos atrair as pessoas com centros gastronômicos, com mais opções para a população. Trazer turismo de negócios, investir em centro de convenções para receber grande eventos. Temos que fazer parcerias público/privada para que tenhamos de fato atrações para que as pessoas não precisem sair da cidade aos finais de semana”.
ESPORTE
No decorre da entrevista, Maurício falou que pretende investir em programas que incentive o esporte local.
“Precisamos criar mecanismos e fundos para incentivar o esporte. Nós tivemos profissionais que foram campeões sem incentivo algum da prefeitura. É necessário que os atletas que se destacam tenham patrocínio e apoio da prefeitura.
SEGURANÇA
Sobre a segurança de Montes Claros, o candidato frizou que pretende transformar a Guarda Municipal em Polícia Municipal.
“Isso já está acontecendo em várias cidades. Já tem dispositivo de lei que permite fazer isso. O que nós temos que fazer é investir de verdade, ampliar o número de pessoas na Guarda Municipal, fazer treinamentos, qualificações, equipar, armar e transformar em Polícia Municipal para trabalhar em harmonia, trabalhar em conjunto com a Polícia Civil, com a Polícia Militar. Isso é possível e eu farei assim. Porque só assim nós vamos levar mais segurança para a nossa gente”.
CULTURA
Com relação à cultura na cidade, Maurício ressaltou que pretende fomentar a realização de eventos regionais para valorizar os artistas locais.
“Nossos artistas regionais têm passado muita dificuldade. Nós temos que ter um fundo, temos que ter um convênio para a realização dos eventos, das feiras regionais, que não estão tendo nenhum incentivo, nenhum apoio. Eu quero fazer uma tratativa especial com todos os nossos artistas para que eles possam ter na prefeitura a condição de se apresentarem nas feiras regionais, nas exposições. Vamos investir também nas escolas de arte, de música. É fundamental investir na cultura”.
Nas considerações finais, o candidato destacou que pretende investir nas pessoas, acabar com a fila de exames e disse que a população participará do governo dele.
Maurício (PL) foi entrevistado no MG1 desta terça-feira (24)
kelson Fabiano
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.