Novos radares de previsão do tempo devem ajudar agricultores no Paraná; veja como


Agricultores receberão previsão por meio das cooperativas, em plataformas que poderão ser acessadas gratuitamente pelo computador ou celular. Radares de previsão do tempo prometem ajudar agricultor a planejar até uma safra inteira
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) anunciou a instalação de novos radares para auxiliar na previsão do tempo, buscando atingir 100% de área de cobertura no estado.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Visto que o clima é um dos principais fatores de atenção no cultivo, a iniciativa deve impactar diretamente o planejamento dos agricultores paranaenses.
Atualmente, em todo estado, apenas em Cascavel, no oeste do estado, há um radar moderno instalado. A ideia é que mais três sejam estrategicamente posicionados em outras regiões até 2026, conforme explica Paulo de Tarso Pires, presidente do Simepar.
O investimento previsto pelo Governo do Estado é de R$ 100 milhões e a licitação deve ser aberta em breve.
Radares de previsão do tempo prometem ajudar agricultor a planejar até uma safra inteira
Caminhos do Campo/RPC
Funcionamento
Bernardo Lipski, pesquisador do Simepar, explica que, assim que instalados, os agricultores de cada região receberão a previsão por meio das cooperativas, em plataformas que poderão ser acessadas gratuitamente pelo computador ou celular.
Os locais onde os radares serão instalado já foram definidos: um no litoral, na região de Guaratuba; outro, em Teixeira Soares, na região central; e em Jandaia do Sul, no norte do estado.
“Dentro do Simepar, toda a base de dados, de mais de 30 anos, será disponibilizada aos agricultores para justamente integrar isso com dados de imagens de satélite. Com base em inteligência artificial, será possível obter várias informações importantes, como o crescimento das plantas”, ressalta Lipski.
A rede de novos equipamentos promete ampliar as informações a disposição dos agricultores de forma que eles possam, até mesmo, planejar uma safra inteira a partir da previsão do tempo.
“O produtor poderá planejar a melhor época para plantio com maior assertividade, até a aplicação de produtos, as cooperativas terão uma possibilidade melhor de planejamento, de armazenamento, produtividade, e por aí em diante. Isso nos dá uma segurança e capacidade de planejamento muito melhor, passando os 80%”, explica Pires.
Vídeos mais assistidos no g1 PR:
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.