Dados analisados pelo g1 são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) e consideram as ocorrências desde quando o órgão começou a divulgar os números abertos. Polícia durante operação em Juiz de Fora, foto de arquivo
Polícia Civil/Divulgação
Juiz de Fora registrou em 2024 o menor número de crimes violentos em 13 anos. Os dados analisados pelo g1 são da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) e consideram as ocorrências desde 2012, quando o órgão começou a divulgar os números abertos.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
São considerados violentos os crimes de:
estupro tentado e consumado;
estupro de vulnerável tentado e consumado;
extorsão mediante sequestro consumado;
homicídio tentado e consumado;
roubo tentado e consumado;
sequestro e cárcere privado consumado;
extorsão tentada e consumada.
Segundo a Sejusp, foram 432 registros de janeiro a dezembro de 2024 em Juiz de Fora. No mesmo período de 2023, a cidade contabilizou 765. Ou seja, uma diminuição de mais de 44% no número de crimes violentos em um ano.
OUTRAS ANÁLISES:
Após pico de homicídios nos 5 primeiros meses de 2023, assassinatos sofrem redução em Juiz de Fora, aponta balanço da PM
Em pouco mais de um mês, Juiz de Fora tem mais de 20 assassinatos e tentativas de homicídio; aumento é de 500% em relação a 2022
Veja abaixo o gráfico e os dados das ocorrências desde 2012 no município:
O cenário de cada crime em 2023 e 2024
Em relação aos homicídios consumados, Juiz de Fora registrou uma redução de mais de 49% entre 2023 e 2024, passando de 65 para 33 casos, respectivamente. Além disso, tivemos:
Estupro consumado: manteve os números
Estupro de vulnerável consumado: aumento de 9,15%
Extorsão consumada: redução de -5,70%
Homicídio tentado: redução de -36,80%
Roubo consumado: redução de -59,74%
Sequestro e cárcere privado: aumento de 146,47%
Polícia Civil atribui queda a operações policiais
Em nota, a Polícia Civil, através da Delegacia Regional de Juiz de Fora, informou que realizou cerca de 100 operações policiais de grande impacto na cidade e na região no ano passado.
“As ações policiais foram deflagradas após profundas e complexas investigações que retiraram aproximadamente R$ 30 milhões de reais das mãos de infratores, através de bloqueio de contas e apreensões de bens, dando ênfase o combate a criminalidade violenta e o tráfico de drogas”.
Ainda conforme a corporação, o trabalho integrado com as forças de segurança e o poder público municipal na área Central da cidade resultou na queda expressiva de crimes patrimoniais.
O g1 também encontrou em contato com a PM, que não se posicionou.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes