Incêndio que atingiu área de pastagem e arredores de usina matou 25 cabeças de gado na terça-feira (10). Tamanho da área queimada ainda não foi calculado. Gado morre após incêndio de grandes proporções em Frutal
Um pecuarista de Frutal, no Triângulo Mineiro, teve um prejuízo de cerca de R$ 500 mil após um incêndio de grandes proporções atingir a fazenda dele na terça-feira (10) e carbonizar cabeças de gado.
O tamanho da área queimada ainda não foi calculado. O incêndio foi abatido por 20 brigadistas e 12 caminhões-bombeiro, além de 2 caminhões-tanque e outros equipamentos de uma usina de açúcar nas proximidades da área atingida.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Segundo o pecuarista Walter Mussi de Oliveira, 25 animais morreram queimadas no incêndio.
“O foco começou a uns 4 km, tentei ajudar os vizinhos a apagar, mas não conseguimos. A hora que cheguei na minha propriedade encontrei o gado morto”, contou ele à TV Integração.
Gado, cercas e área de pastagem foram atingidos
Kleyton Guilherme/TV Integração
Ainda de acordo com o relato de Walter, uma situação semelhante aconteceu há quatro anos, quando outra seca atingia a região.
“Essa semana faz quatro anos que aconteceu a mesma coisa. Daquela vez foram seis cabeças e as cercas”, contou.
O fazendeiro teve que cavar uma cova para enterrar o gado.
Trator escava cova para colocar gado carbonizados
Kleyton Guilherme/TV Integração
Incêndio queima área equivalente a mais de 5 mil campos de futebol e animais silvestres morrem em Limeira do Oeste; Frutal e Conceição das Alagoas também registram incêndios
Calor se intensifica e temperaturas podem chegar a 40 °C no Triângulo; veja a previsão completa
Indústria
A BP Bunge Bioenergia, que colaborou no combate ao incêndio, explicou à TV Integração que, apesar do fogo ter se iniciado nas proximidades da usina, não foi causado pelas atividades da empresa.
“Bunge Bioenergia na região da unidade Frutal (MG). Realizamos o combate ao fogo e, felizmente, não tivemos nenhum incidente com nossos colaboradores e prestadores de serviço. Nossos equipamentos, máquinas e instalações não foram atingidos pelo incêndio e estamos operando normalmente.
A segurança das pessoas e a preservação do meio ambiente são prioridades máximas para a BP Bunge Bioenergia. Não utilizamos fogo em nossas operações e adotamos rigorosos protocolos e boas práticas de prevenção e combate ao fogo, com manutenção de aceiros, monitoramento contínuo das áreas, treinamento de equipes e brigadistas, disponibilidade de equipamentos e frotas de combate ao fogo. Além disso, a empresa colabora com grupos e comitês locais de combate ao fogo e realiza campanhas anuais de prevenção a incêndios, para seus colaboradores e para a população em geral, para levar informação e conscientização sobre os riscos do uso do fogo e consequências dos incêndios.
No referido incêndio na região da unidade Frutal (MG), empenhamos prontamente todos os nossos esforços de combate ao fogo, em colaboração com parceiros locais, tendo acionado rapidamente os protocolos de combate a incêndios, incluindo orientações de segurança para colaboradores e prestadores de serviço na unidade. O combate ao fogo envolveu 20 dos nossos brigadistas e dos parceiros e o uso da nossa estrutura e dos fornecedores com 12 caminhões-bombeiro, 2 caminhões-tanque, 5 veículos e outros equipamentos.
Reforçamos a necessidade de atenção e cuidados, especialmente nessa época do ano em que vegetação seca, baixa umidade do ar e temperaturas altas, podem agravar o alastramento de fogo. Recomendamos não utilizar fogo em limpezas de terrenos ou para queima de lixo e não realizar descarte inadequado de bitucas de cigarro ou objetos refletores em vegetação. Em caso de incêndios ligue para 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Polícia Militar Ambiental) e 199 (Defesa Civil).
A BP Bunge Bioenergia reafirma o compromisso com a segurança e a sustentabilidade, que inclui a prevenção e combate a incêndios.”
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
a