Entenda como reflexo na tela do drone ajudou a identificar militar da Marinha preso no Rio


O Fantástico deste domingo (22) trouxe detalhes da investigação que revelou como Rian Maurício Tavares ajudou o Comando Vermelho a armar aparelhos com granada. Entenda como reflexo na tela do drone ajudou a identificar militar da Marinha preso no Rio
O Fantástico deste domingo (22) mostrou detalhes da prisão de um militar da Marinha que ajudou o Comando Vermelho a equipar drones com granadas no Rio de Janeiro.
A Polícia Federal também descobriu que Rian Maurício Tavares monitorava a movimentação policial e orientava a fuga dos traficantes. Foi assim que ele conseguiu impedir a prisão do chefe da facção em uma operação no início do ano.
Mas, por ironia, o aparelho que ajudava nas fugas foi justamente o que colocou Rian na cadeia. No material apreendido pelos investigadores havia um vídeo que o militar fez do controle remoto do drone, onde mostra a imagem do rosto dele refletido na tela (veja imagem abaixo). Foi justamente a partir disso que a Polícia Federal conseguiu identificá-lo.
Reflexo na tela do drone foi fundamental para identificar o militar da Marinha.
TV Globo/Reprodução
Investigação
Uma investigação da Polícia Federal mostra que os criminosos estão investindo para aumentar e aperfeiçoar o uso de drones armados. Nesta semana, foi preso o militar da Marinha Rian Maurício Tavares Mota, que tinha ligação com líderes do Comando Vermelho, uma das principais facções criminosas do Rio de Janeiro.
A investigação teve acesso às conversas que revelam como o militar ajudou o Comando Vermelho a planejar e executar ataques contra milicianos e grupos rivais de traficantes na disputa por territórios.
Rian Maurício Tavares foi preso em operação contra drones usados por criminosos no Rio
Reprodução/TV Globo
O militar da Marinha morava no Complexo da Penha, na Zona Norte, numa das áreas dominadas pela facção criminosa. Imagens exclusivas obtidas pelo Fantástico mostram que a Polícia Federal encontrou um bunker dentro da casa dele, com uma sala subterrânea preparada como esconderijo e equipada para que ele pudesse passar vários dias no subsolo.
Militar preso tinha bunker dentro de casa, no Rio de Janeiro
TV Globo/Reprodução
Procurada, a Marinha do Brasil afirmou, por meio de nota, que está à disposição para contribuir com a apuração dos fatos.
O Fantástico perguntou à Polícia Civil várias vezes durante a semana sobre quantos casos já tinham sido registrados de granadas lançadas por drones e se há investigação em andamento, mas não houve resposta.
O Fantástico não conseguiu contato com o advogado de Rian. O militar da marinha se considerava estratégico na facção.
Veja a reportagem completa abaixo:
Facções usam drones para avançar na briga por controle do tráfico de drogas do Rio de Janeiro
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.