Candidata do PT à Prefeitura de Santos (SP) foi a segunda a participar da série de entrevistas do JT1. Confira a entrevista com a candidata à Prefeitura de Santos, Telma de Souza
A candidata à Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, Telma de Souza, do PT, participou de sabatina nesta terça-feira (24), no JT1, e falou sobre a implantação do transporte público gratuito, além de prometer zerar a população em situação de rua e a fila de pacientes nas unidades de saúde.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Ela é a segunda candidata à administração municipal a participar da série de entrevistas do JT1, que também está sendo transmitida ao vivo no g1. A cidade tem quatro concorrentes: Nando Pinheiro (Avante), Rogério Santos (Republicanos), Rosana Valle (PL) e Telma de Souza (PT). A ordem das participações foi definida em sorteio.
“Eu quero que você [eleitor] saiba, mais uma vez, que: O que eu falo, eu faço. Eu sou uma pessoa de palavra. Já fui prefeita, mostrei o que pode ser feito e vou fazer de novo”, afirmou Telma de Souza.
Telma de Souza, do PT, é a segunda da série de entrevistas do JT1
Vanessa Rodrigues/AT
Eleições 2024 em Santos (SP): veja os candidatos a prefeito e a vereador
Candidatos à Prefeitura de Santos participam de debate na TV Tribuna; vote e escolha os temas a serem discutidos
Jornalista Rodrigo Nardelli entrevista candidata à Prefeitura de Santos, Telma de Souza
Vanessa Rodrigues/AT
Política
Telma foi prefeita de Santos de 1989 a 1992. Durante a entrevista, ela afirmou que saiu com 97% de aprovação, mas não existia reeleição naquela época. “Eu devo para mim mesma, e espero que para as pessoas da cidade [também], um segundo mandato”, disse.
Atualmente, a candidata é vereadora na cidade. Sobre o mandato, ela foi perguntada por que apresentou projetos de leis na área da saúde e questões econômicas ligadas à pandemia da Covid-19 no período da crise sanitária, mas, depois, a partir de 2022, só levou propostas como alterações no calendário oficial. Ela disse que não tinha percebido, mas avaliará a situação.
Ela afirmou, ainda, que espera voltar à administração do município e ter conversas frequentes com os moradores e associações. “Se você não escuta as pessoas, […] uma necessidade que você acredita que é importante, talvez não seja para o município. Então, é importante ouvir […], mais do que falar”.
Moradores em situação de rua
No novo plano de governo, a candidata quer zerar a população em situação de rua através de acolhimento, programas de moradia e reinserção no mercado de trabalho.
Telma não acredita que as mudanças propostas estimulariam moradores em situação de rua a migrarem para a cidade. Para a candidata, o mar já é um convite. “É preciso ter critérios e verificar se isso não está sendo objeto de, [entre] aspas, um aproveitamento indevido. A gente tem cuidado com isso, eu já fui prefeita, a gente sabe como fazer”, afirmou.
A candidata disse que pretende criar moradias de baixo custo em áreas da administração municipal não só para a população em situação de rua, como também para pessoas em áreas de risco, como encostas de morros e palafitas.
“Você tem que ir para a Área Continental e obedecer a preservação da questão ambiental”, afirmou Telma ao ser questionada sobre o local em que moradias seriam construídas.
Saúde
Telma afirmou que pretende acabar com as filas para exames especializados e cirurgias. Inicialmente, ele explicou que quer realizar um levantamento das necessidades da população e, em seguida, um mutirão para diminuir os pacientes.
Caso seja eleita, a candidata quer implantar um programa para oferecer consultas, exames e resultados no mesmo dia. “Além de aumentar as equipes, você [prefeitura] vai ter que mapear onde há maiores incidências”, explicou.
Educação
Para melhorar a educação, Telma afirmou que é preciso entender as condições das famílias e dos professores. “As políticas públicas são integradas, saúde com a educação, educação vem com a segurança pública e por aí vai”, disse.
Porto de Santos
Telma afirmou que o primeiro passo é entender a importância do Porto de Santos. Em seguida, fazer uma relação de aproximação com os trabalhadores e empresários que fazem parte da área portuária. Por fim, entender como a prefeitura pode agir.
“Você tem que dar esta retaguarda para as pessoas se sentirem valorizadas para poderem produzir”. A candidata acrescentou a vontade de devolver o título de maior porto da América Latina ao cais santista com organização dos setores e modernidade.
Geração de emprego
Para gerar mais empregos, Telma afirmou que é preciso melhorar o conjunto de fatores da cidade e oferecer aprimoramento aos trabalhadores. Segundo ela, isso fará os empresários enxergarem oportunidades de investimentos na região.
“Quem é um empresário que não vai querer investir no maior porto da América Latina? Só se ele não tiver uma produção adequada ou não estiver inserido no conceito produtivo e econômico”, explicou a candidata.
Tarifa zero
Telma disse querer implantar a tarifa zero no transporte público municipal. De acordo com a candidata, este projeto pode ser feito com o próprio orçamento da prefeitura sem gerar impactos significativos.
“Essa é uma ideia fantástica. Não vai ser de uma vez, porque tem que ser uma implantação paulatina [gradual]. Mas quero ganhar a eleição porque só essa proposta vale a pena”, afirmou ela.
Segurança pública
Telma quer reocupar os espaços abandonados. Esta proposta já foi feita em alguns pontos da cidade, como no túnel do bairro José Menino onde agora passa o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
“É uma medida que sozinha, como tudo na política e na vida, ela não pode dar certo. Então, o que você tem que fazer? Juntar situações, às vezes educacionais, às vezes da segurança pública”. Este também foi o mesmo argumento da candidata para diminuir os índices de furto e roubo.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos