![](https://s2-g1.glbimg.com/R_sfdS3yNYK2KLYWhzt-9Iru1P8=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/U/b/ZG6MkARRqsBebSgXqOng/whatsapp-image-2025-02-12-at-15.32.40-3-.jpeg)
Ação mira na geração de emprego e na expansão industrial do município. Prefeitura, empresas e Senai unem forças: parceria visa qualificar mão de obra e impulsionar o crescimento industrial em Tupã
Prefeitura de Tupã/Divulgação
Na última terça-feira (11), o prefeito Renan Pontelli se reuniu com representantes de várias empresas da cidade e com a equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O encontro serviu para estabelecer as bases de uma parceria que vai resultar em formação ou qualificação de mão de obra, acelerando o crescimento industrial e gerando novas vagas de emprego.
A ação conjunta vai permitir a realização de cursos específicos, focados na formação de profissionais que são muito procurados pelas empresas tupãenses, como torneiros, eletricistas e soldadores, mas não estão disponíveis em grande número no mercado de trabalho de Tupã.
A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico surgiu da constatação de que existe uma demanda muito grande por trabalhadores qualificados e que a presença destes profissionais poderia alavancar a produção de várias empresas da cidade, gerando um ciclo virtuoso com impacto positivo na economia do município.
Senai deve definir novos cursos para Tupã: próximo encontro discutirá quais capacitações serão oferecidas nesta primeira fase
Prefeitura de Tupã/Divulgação
Durante a reunião, os empresários apresentaram um breve panorama de suas necessidades, expondo a capacidade que a cidade tem de se expandir industrialmente. E é pensando nesta capacidade de expansão que agora tem início este trabalho.
“Os empresários, inclusive, disponibilizaram suas instalações para que seja realizada a parte teórica dos cursos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Beto Saito.
Um novo encontro, programado para acontecer ainda neste mês, deve definir como será celebrada a parceria e quais cursos o Senai deve trazer à cidade, nesta primeira etapa. Dependendo do número de interessados, as atividades podem ser ampliadas e abertas a novos segmentos.