Fato ou Fake: é mentira que o governo federal comprou drones para incendiar áreas de mata

O vídeo original, publicado em 2018, é de uma empresa americana que fabrica drones usados para combater incêndios. O vídeo é antigo e o áudio foi adulterado. Fato ou Fake mostra que áudio de vídeo foi adulterado para espalhar mentiras
O meio ambiente é um tema frequentemente usado em mentiras publicadas nas redes sociais. A Paula Paiva é da equipe de checagem de informações do Grupo Globo, o Fato ou Fake. Ela traz uma dessas investigações.
Uma categoria comum entre as fake news é a das teorias conspiratórias. E é sobre uma delas que o Jornal Nacional falou nesta terça-feira (24). Uma publicação nas redes sociais diz que o governo federal comprou drones para incendiar áreas de mata. Isso é fake. É mentira.
O vídeo que acompanha essa publicação mostra um drone soltando esferas que pegam fogo ao entrar em contato com o solo. A gravação não é muito nítida, e a narração, em espanhol, diz que esse drone foi usado para causar incêndios em vários lugares do mundo para culpar o aquecimento global.
Desmentimos esse conteúdo. Primeiro, usamos uma ferramenta chamada busca reversa. Com um print do vídeo, descobrimos desde quando ele circulava na internet. Chegamos ao vídeo original, publicado em 2018, há seis anos. O vídeo é de uma empresa americana que fabrica drones usados para combater incêndios. O vídeo original tem boa resolução. A narração está em inglês e explica o funcionamento do produto. Não tem nada a ver com o áudio do vídeo fake. Ou seja, o vídeo é antigo e o áudio foi adulterado.
Além disso, a equipe do Fato ou Fake procurou essa empresa, que afirmou que não vendeu nenhum drone para o Brasil. O Fato ou Fake procurou também a Presidência da República, que disse que a informação é falsa, não comprou esse drone, assim como os incêndios não foram causados por agentes públicos federais.
Se você quiser saber mais detalhes sobre essa e outras checagens, baixe o app do g1. É fácil e grátis. Vá na sua loja de aplicativos do seu celular, digite g1, e quando aparecer a nossa logo, é só baixar o app.
LEIA TAMBÉM
Fato ou Fake: é falso que eleitor perde voto se apertar a tecla ‘confirma’ enquanto urna exibe ‘confira seu voto’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.