![](https://s2-g1.glbimg.com/2-jKdwKuhKJYWtUonUIAyGZCZtY=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/5/N/bbslf2RGixcrFhwBAAEQ/globo-canal-5-20250213-1800-frame-298422.jpeg)
A polícia prendeu o agressor, um afegão de 24 anos que já tinha sido preso por roubo e tráfico. Ele chegou à Alemanha ainda menor de idade e teve o pedido de asilo negado. Afegão atropela dezenas de pessoas na Alemanha
Um homem atropelou dezenas de pessoas em Munique, na Alemanha.
A área estava cheia de policiamento. Agentes acompanhavam um protesto de funcionários públicos, quando o motorista acelerou contra os manifestantes. Cerca de 1,5 mil pessoas estavam reunidas; 30 ficaram feridas – algumas seriamente.
A polícia prendeu o agressor, um afegão de 24 anos que já tinha sido preso por roubo e tráfico e já tinha tido o visto negado.
O governador da Baviera trata o caso como uma suspeita de ataque. O primeiro-ministro Olaf Scholz disse que o afegão tem que ser punido e deixar o país.
Em dezembro de 2024, um saudita matou seis pessoas ao invadir com um carro um mercado de Natal em Magdeburg.
A imigração já era um dos temas centrais na campanha eleitoral que agita a Alemanha neste momento e atrai atenção do mundo.
O atropelamento ocorreu 10 dias antes da eleição federal, que vai definir o novo governo do país, e na véspera de uma conferência de segurança de alto nível, com nomes de destaque do cenário internacional. Entre eles, o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , mas autoridades descartam uma conexão com a conferência. O porta-voz da polícia disse que 5 mil homens estão a postos para garantir a segurança do evento.
Homem atropela e fere dezenas de pessoas em um protesto em Munique, na Alemanha
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Afegão que solicitava asilo atropela multidão em Munique, segundo polícia; o que se sabe
‘Tem que ser punido e deixar o país’, diz chanceler alemão sobre afegão que atropelou 28 pessoas em Munique