![](https://s2-g1.glbimg.com/FlKb70RDWPudfDe3BLZzhcxjy2E=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/5/u/yiGa9nQXmqAOcc1oErDg/escola-municipal-uberaba.png)
Um complexo com quatro salas da Escola Municipal Uberaba, no Bairro Fabrício, foi interditado na tarde de quinta-feira (13) pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Prefeitura, os alunos foram realocados e as aulas seguiram normalmente. Vistoria do complexo da escola foi feita pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil
TV Integração/Reprodução
Um complexo de quatro salas de aulas da Escola Municipal Uberaba, no Bairro Fabrício, foi interditada pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil na quinta-feira (13). Segundo a Prefeitura, cerca de 100 dos 1.390 alunos foram realocados para outras salas e s aulas seguiram normalmente. Veja a nota na íntegra abaixo.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acionamento ocorreu por volta de meio-dia, por meio de denúncia anônima de desabamento. Durante vistoria, os militares identificaram que a estrutura do complexo apresentava sinais de comprometimento.
“Dois pontos específicos, pela nossa avaliação, têm risco iminente. Eles foram isolados devido a risco identificado de desabamento do telhado”, afirmou a tenente Laiz Fonseca.
O prédio também não tem o Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que comprova a segurança do espaço contra incêndio, mas tem o projeto de estrutura aprovado.
Ainda conforme a tenente Fonseca, a Defesa Civil deve retornar ao local nesta sexta-feira (14) acompanhada de um engenheiro para avaliação geral da estrutura.
Ponte antiga sobre o Rio Grande, na divisa entre MG e SP, é interditada pela Defesa Civil
Casa em condomínio fechado pega fogo e é interditada pela Defesa Civil
Passarela sobre linha férrea é interditada por danos causados pela ferrugem
Escola Municipal Uberaba é parcialmente interditada após risco de desabamento
O que disse a Secretaria de Educação
“A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informa que, no dia 5 de fevereiro, a equipe de Manutenção e Infraestrutura Escolar foi acionada para avaliar a condição do telhado de uma ala da E.M. Uberaba. No local, identificou-se que parte da estrutura de madeira estava comprometida, sem afetar as paredes do prédio. Por precaução, a área de duas salas foi interditada no mesmo dia, e 50 dos 1.390 alunos foram realocados para outras salas dentro da escola, sem prejuízo ao aprendizado, mantendo os dias letivos, os mesmos professores e sem divisão de turmas.
Nesta quinta-feira (13), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros inspecionaram o local e recomendaram a interdição parcial de mais duas salas, totalizando 100 alunos realocados. Uma nova vistoria da Defesa Civil será realizada nesta sexta-feira (14) para avaliar o forro da área interditada.
A Semed já planeja a correção estrutural, e o início depende de condições climáticas adequadas, pois a edificação antiga exige cuidados específicos e, sem laje no telhado, a manutenção só pode ocorrer em período de estiagem. Paralelamente, a gestão escolar organiza a capacitação da equipe administrativa para atingir a meta de 20% de participação no curso de formação de brigadistas, conforme as diretrizes do Corpo de Bombeiros.
A Semed reforça que nenhum aluno foi prejudicado, e as aulas seguem normalmente nesta sexta-feira (14), com a mesma qualidade e organização.”
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas