Árvore plantada por príncipe Harry há 10 anos foi furtada de comunidade em SP: ‘Todo mundo queria’


Harry esteve no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, visitou um projeto social em Cubatão (SP) e plantou uma muda de manacá-da-serra. À esquerda, príncipe Harry em Cubatão (SP). À direita, réplica da placa e local onde árvore foi plantada sendo visitado por turistas
ONG Imaginacom/Divulgação
Há 10 anos, o príncipe Harry, quinto na linha de sucessão ao trono britânico, esteve no Brasil durante a Copa do Mundo. A visita incluiu uma série de ações, como a passagem por uma comunidade em Cubatão (SP), onde ele plantou uma muda de manacá-da-serra, uma árvore nativa da Serra do Mar. O que poucos devem imaginar, no entanto, é que o exemplar foi furtado por um morador.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
“Todo mundo queria chegar perto, pegar alguma coisa que fosse dele”, contou Celina Silva, presidente da Associação Imaginacom, que organiza os projetos sociais do bairro Cota 200, que recebeu o filho do Rei Charles III e da princesa Diana, neto da rainha Elizabeth II.
Harry visitou a região em 25 de junho de 2014. Na ocasião, o príncipe fez um ‘tour’ pela comunidade, aprendeu a fazer comida com biomassa de banana e prestigiou uma intervenção artística, antes de plantar a árvore com ajuda de alunos do Cota Viva — projeto que promove cursos gratuitos sobre meio ambiente e visa revitalizar bairros com o plantio de árvores.
Príncipe Harry participou de atividades em Cubatão (SP)
Redes Sociais
A presidente da Associação Imaginacom, Celina Silva, lamentou o sumiço da muda, que, segundo ela, não foi o único item a desaparecer. A placa com o nome de Harry também foi furtada. “Teve um grande assédio sobre a figura do príncipe”.
Ela acrescentou: “Participei daquele dia […]. Mal saímos da área do plantio já tinha gente mexendo na terra”. Até hoje, segundo Celina, a comunidade tenta encontrar a pessoa que furtou a árvore plantada pelo príncipe.
“Seria tão legal se estivesse ainda, mas não sabemos exatamente o que se passou na cabeça desse morador [que levou a árvore]”, disse.
Príncipe Harry em Cubatão (SP)
Adailton Almeida
Réplica
Após o furto, Celina explicou que o Governo de São Paulo fez uma réplica da placa, mas ainda havia pessoas interessadas em levar algo relacionado ao príncipe. Segundo a presidente, a associação decidiu retirar o novo painel informativo entregue pelo estado e o guardou na sede de um dos projetos.
Sobre a manacá-da-serra, a presidente afirmou que ainda tem mudas da mesma planta. “Infelizmente, nenhuma é da original”, lamentou. Ao g1, a prefeitura disse que moradores da região informaram que o local foi alvo de vândalos.
Ainda de acordo com a prefeitura e moradores locais, que estavam no dia da visita, o príncipe plantou a muda em uma área do Parque Estadual da Serra do Mar, no bairro Cota 200. Por outro lado, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) disse que a árvore não foi colocada em nenhuma Unidade de Conservação da Fundação Florestal (FF).
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.