![](https://s2-g1.glbimg.com/oqonOVChi_hqqa5iUY-zksDlQqA=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/H/X/cmQbUhRdmxt6T1OM1nxg/img-g1-2025-02-10t141952.301.jpg)
Atividade permite contato com a natureza, socialização e resgata memórias afetivas. Idosos em fundação de Catanduva participam de colheita de abacates como terapia integrativa
Reprodução / Recanto Monsenhor Albino
Idosos participaram de uma atividade terapêutica que envolveu a colheita de abacates diretamente do pomar de uma instituição de longa permanência, em Catanduva (SP), no dia 7 de fevereiro. A ação teve o objetivo de estimular o contato com a natureza, possibilitar a socialização e resgatar memórias afetivas, especialmente relacionadas à infância e à vida no campo.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Durante a atividade no Recanto Monsenhor Albino, que foi acompanhada por uma equipe multidisciplinar, os idosos puderam reviver experiências do passado enquanto escolhiam e colhiam os frutos do pé, em um ambiente descontraído e acolhedor.
A nutricionista Mayara de Oliveira destacou os benefícios do abacate para a saúde da terceira idade, enfatizando que a fruta é uma excelente fonte de gorduras saudáveis, fundamentais para a saúde cardiovascular e cerebral.
“O abacate é excelente fonte de gorduras saudáveis, fundamentais para a saúde cardiovascular e cerebral. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e é rico em fibras, auxiliando na digestão e no controle glicêmico. Incorporar essa fruta na alimentação na terceira idade pode contribuir para melhorar a qualidade de vida”, explica.
Idosos em fundação de Catanduva participam de colheita de abacates como terapia integrativa
Reprodução / Recanto Monsenhor Albino
A atividade também contou com a presença da educadora física Marina Fernandes e do assistente social Weliton Albino. Weliton observou o impacto positivo nas emoções dos participantes, ressaltando que o simples ato de colher frutas do pomar trouxe momentos de alegria e resgatou memórias importantes para muitos idosos.
“Momentos como esse fortalecem os laços entre os residentes e a equipe, criando um ambiente de pertencimento e bem-estar”, explica Weliton
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM