Os bastidores dos cuidados com a primeira ursa polar nascida na América Latina; VÍDEO


Atualmente, Nur pesa cerca de seis quilos e segue crescendo sob os olhares atentos da equipe do Aquário de São Paulo. Fantástico mostra o primeiro bebê de urso polar nascido na América Latina
A primeira ursinha polar nascida na América Latina completa três meses nesta segunda-feira (17). Filha dos ursos Peregrino e Aurora, que vivem há 10 anos no Brasil, a pequena Nur – cujo nome significa “luz” em árabe – está sob os cuidados exclusivos da mãe desde o nascimento, seguindo os hábitos da espécie no Ártico.
O Fantástico deste domingo (16) mostrou registros do dia a dia da nova bebê urso e o destino dela. Veja no vídeo acima.
Nascimento surpresa
A história começou em maio de 2024, quando Aurora foi vista namorando o Peregrino. A partir daí, os veterinários começaram a monitorar a ursa por câmeras.
“Como o bebê é super pequeno, você não consegue ver e falar com certeza se está grávida. A gente não consegue fazer ultrassom porque a camada de gordura deles é muito espessa. O filhote de urso polar pode nascer com 600, 800 gramas mais ou menos. A proporção mãe/filhote é uma das maiores que a gente vê nas espécies”, explica a veterinária-chefe do Aquário de São Paulo, Laura Reisfeld.
O nascimento foi confirmado em uma manhã de domingo, às 7h23.
“Eu vi o bebê urso polar nascendo na minha cara. Foi a coisa mais surreal. Foi incrível”, relata a veterinária, emocionada.
Os veterinários estimam que Nur nasceu com cerca de 400 gramas. Eles contam que ela foi acolhida com todo o cuidado por Aurora.
“Ela põe a cabeça dela entre os braços e fica soprando para aquele ar quente da respiração dela aquecer o bebê! É muito perfeito.”
Desde então, a equipe de veterinários registra cada etapa da vida da ursinha.
“Conforme ela foi crescendo, ela virava de barriga para cima e a gente conseguiu ver que era fêmea”, conta Laura.
Atualmente, Nur pesa cerca de seis quilos e segue crescendo sob os olhares atentos da equipe do Aquário de São Paulo.
Nur nasceu no Aquário de São Paulo
TV Globo/Reprodução
Recinto climatizado
Os pais de Nur vieram da Rússia. Ele nasceu em um zoológico e ela foi resgatada aos seis meses, após sua mãe ser caçada. Eram animais que não tinham a possibilidade de retornar para a natureza. A proposta do Aquário de São Paulo era fazer uma parceria técnico-científica com os russos.
“A gente gostaria muito de fazer parte do programa de reprodução. Então, a gente fez um recinto todo climatizado”, explica a veterinária Laura.
Russos e brasileiros trocam informações de tempos em tempos e agora mais ainda.
Futuro indefinido
Ainda não foi definido se Nur permanecerá no Brasil ou será transferida para Rússia ou outro local.
“ Vai muito de acordo com os objetivos do programa de reprodução, ressalta Laura.
Certo é que Nur será sempre cuidada por humanos. Não há chance dela ser introduzida na natureza.
“Ele precisa passar o período de dois anos com a mãe para aprender todo esse processo da caça, de deslocamento do Ártico. E, se ele não tem esse aprendizado, ele não sobrevive no Ártico”, explica.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.