
Segundo Energisa sistema duas falhas ocorreram na rede transmissora de energia, mas foram corrigidas. Apagões deixam cinco cidades e mais de 60 mil pessoas sem energia elétrica no Juruá
Dois apagões deixaram cinco cidades e mais de 63 mil pessoas energia elétrica no Acre. Os incidentes, que ocorreu de madrugada e no começo da noite de domingo (16), foram causados, segundo a Energisa, por falhas nas redes transmissoras de energia.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima foram as cidades afetadas. A primeira interrupção ocorreu 2h24 entre 3h40 da madrugada, já a segunda ocorreu entre 18h22 e 19h32.
Em entrevista, André Amarante, gerente de operações da Energisa Acre, comentou sobre a situação, afirmando que as causas dos apagões estão sendo investigadas.
“É importante explicar no Sistema Nacional Interligado de Energia, nós temos as geradoras, de onde vêm a energia. Temos as transmissoras que são os ‘linhões’ e temos a distribuição onde está localizada a Energisa. Esses dois eventos ocorreram na transmissora, foram eventos que o interromperam o fornecimento. O ONS que é o Operador Nacional do Sistema Elétrico, juntamente com a transmissora estão avaliando as ocorrências e a Energisa acompanhando”, disse o gerente de operações da Energisa Acre, André Amarante.
Há dois meses, as regiões dos vales do Juruá e Tarauacá/Envira foram integradas ao ‘Linhão’ e passaram a ser abastecidas com energia proveniente de hidrelétricas.
O linhão parte de Rio Branco, numa extensão de 632 quilômetros, e teve um investimento de R$ 370 milhões, inicialmente. A obra foi dividida em duas etapas: uma subestação no município de Feijó, interligando a cidade até a capital acreana, e interligação de Feijó a Cruzeiro do Sul.
Em 2023, houve a interligação de Feijó e Tarauacá, na Região Tarauacá/Envira. Os municípios estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e mais de 90 mil consumidores recebem energia elétrica por meio da linha de transmissão.
Leia mais
‘Linhão’ que liga cidades do Vale do Juruá ao Sistema Integrado Nacional começa a funcionar no interior do Acre
MPF recomenda que concessão do linhão que liga cidades do AC seja retirada de leilão da Aneel
Eletronorte solicita licença para obras de linhão até Cruzeiro do Sul
Apagão deixou cidades acreanas sem energia elétrica
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Reveja os telejornais do Acre