‘Ferrões por todo corpo e muito machucado’, diz médico que atendeu adolescente que levou mais de 4 mil picadas de abelhas em escola no DF


Victor Hugo, de 14 anos, foi resgatado por médico e funcionários de Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica perto do colégio. Estudante está na UTI, em coma induzido, e sem previsão de alta. Victor Hugo levou mais de 4 mil picadas de abelhas em escola no DF
Reprodução
,
O médico que prestou os primeiros socorros ao adolescente que sofreu mais de 4 mil picadas de abelhas, no Distrito Federal, disse que ele estava com ferrões por todo o corpo e muito machucado. Victor Hugo, de 14 anos, foi buscar uma bola de futebol em uma área de mata, perto da escola que fica na região da Fercal, quando foi atacado, na última sexta-feira (14).
“Ele tinha ferrão por todo o corpo, abelha muito aderida ao rosto, ouvido e boca. Muito ferido mesmo, e se queixando de muito de calor no corpo, acredito que pelo veneno da abelha e também pelo calor do fogo que já estava ali próximo dele”, diz o médico Madson Rodrigo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Victor Hugo foi resgatado pelo médico e por outros funcionários de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica perto da escola (veja detalhes mais abaixo). O adolescente está entubado e em coma induzido na UTI de um hospital particular na Asa Sul, sem previsão de alta.
🔎 Segundo o Ministério da Saúde, mais de 33 mil acidentes e 119 mortes por abelhas aconteceram no Brasil em 2024.
Como ocorreu o ataque
Imagem mostra adolescente com tórax escuro após ataque de abelhas no DF.
reprodução
Victor Hugo estava jogando futebol com colegas na quadra de esportes de uma escola pública na Fercal, que fica em uma área rural;
A bola passou por cima da grade da quadra e caiu em uma ribanceira;
Segundo testemunhas, três estudantes, incluindo Victor Hugo, passaram por um buraco na cerca e desceram para buscar a bola;
As abelhas apareceram e os dois colegas de Victor Hugo conseguiram voltar para a quadra;
Victor Hugo não conseguiu sair do local e levou em torno de 4.5 mil picadas.
Uma imagem mostra o tórax do adolescente escuro que, segundo a família, ficou assim devido aos ferrões das abelhas (veja imagem acima).
Resgate
Médico conta como foi resgate de adolescente que levou mais de 4 mil picadas de abelhas.
As pessoas que ajudaram no resgate colocaram fogo perto das abelhas, para que a fumaça espantasse os insetos. Mas, o fogo se espalhou e e chegou perto de Victor Hugo.
O médico Madson Rodrigo foi chamado e desceu até o local para resgatar o adolescente (veja vídeo acima). Ele aplicou adrenalina no estudante, para evitar um choque anafilático.
A tia do adolescente contou que Victor Hugo estava muito inchado e que pedia água.
Tia ajudou no socorro
Tia de adolescente que levou mais de 4 mil picadas de abelhas conta como foi resgate.
Letícia de Oliveira Araújo é uma das funcionárias que trabalha na UBS perto da escola e tia de Victor Hugo. Ela foi avisada sobre o caso pela filha, que estuda no mesmo local, e foi a primeira a chegar para prestar o socorro (veja vídeo acima).
“Ele estava todo preto, cheio de ferrão. A boca cheia de abelha, estava grudado [abelhas] dentro do ouvido. Não tinha um local que não estivesse coberto de abelha”, conta Letícia.
LEIA TAMBÉM:
DURANTE SERVIÇO: Dois homens morrem eletrocutados ao encostar em rede elétrica
SUSPEITO FORAGIDO: Homem é suspeito de assediar e ameaçar de morte amiga da esposa após encontrar fotos íntimas em celular
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.