Calor extremo e falta d’água levam município de SC a decretar calamidade pública


Capivari de Baixo enfrente escassez de água potável em várias regiões da cidade. Com decreto, município proibiu uso de água tratada para limpeza de calçadas e quintais. Caixas d’água em Capivari de Baixo
Prefeitura de Capivari de Baixo/Divulgação
O calor extremo e a falta de água levaram o município de Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina, a decretar situação de calamidade pública e hídrica. Entre outras medidas, o documento proíbe o uso de água tratada para lavar calçadas e quintais.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
De acordo com o decreto de calamidade, Capivari de Baixo passa por grave escassez de água potável em várias regiões por causa da estiagem e redução dos níveis dos reservatórios. Além disso, há dificuldades de abastecimento de água em várias áreas urbanas e rurais do município.
Com o decreto, publicado na sexta-feira (14) e válido por 90 dias, a prefeitura quer atenuar os efeitos da falta d’água e do calor extremo. O documento autoriza o município a adotar todas as medidas necessárias para mitigar os impactos da calamidade hídrica, incluindo o uso de recursos financeiros e materiais, conforme a gravidade da situação.
O decreto também dá ao Consórcio Saneamento Capivari o prazo de cinco dias úteis para apresentar um projeto técnico com solução definitiva para a falta de água potável no município.
O consórcio é responsável pela operação e manutenção do sistema de abastecimento de água na cidade. O g1 entrou em contato com o grupo e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
O decreto prevê ainda que, caso seja caracterizado o desperdício de água, como no caso da lavagem de calçadas e quintais, o fiscal municipal é autorizado a advertir o morador e orientá-lo para as sanções em caso de reincidência, previstas no Código Sanitário Municipal e Código Tributário Municipal. Todos os servidores de carreira podem atuar como fiscais.
Calor intenso
O estado de Santa Catarina tem enfrentando dias de calor intenso, que também atinge Capivari de Baixo. No município, não há estação da Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no território catarinense.
Mas há uma na cidade vizinha de Tubarão. Por lá, as maiores temperaturas em uma semana foram:
Dia 11 às 13h: 36,77°C
Dia 16 às 14h: 35,16°C
Dia 17 às 11h: 34,69°C
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.