81 ninhos de tartarugas marinhas são registrados em praias do litoral piauiense


107 fêmeas já surgiram nas praias do Coqueiro e Arrombado, no município de Luís Correia, e da Pedra do Sal, em Parnaíba, de dezembro até fevereiro. Instituto Tartarugas do Delta está monitorando 81 ninhos no litoral do Piauí
Instituto Tartarugas do Delta
81 ninhos de tartarugas marinhas foram registrados até o momento em praias do litoral do Piauí, conforme o Instituto Tartarugas do Delta, que monitora os animais. 107 fêmeas já receberam marcação nas praias do Coqueiro e Arrombado, no município de Luís Correia, e da Pedra do Sal, em Parnaíba.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A temporada reprodutiva das tartarugas iniciou no mês de dezembro e os ninhos serão monitorados por aproximadamente 60 dias, período do nascimento dos filhotes. Os ninhos foram registrados e receberam um cercado e uma bandeira de sinalização, para evitar que sejam violados por turistas ou moradores.
Segundo a bióloga e coordenadora do ITD, Werlane Magalhães, o monitoramento é feito tanto durante o dia como à noite por biólogos, veterinários, engenheiros de pesca, estudantes de turismo e de medicina veterinária.
“Durante o monitoramento noturno flagramos as fêmeas realizando o manejo, verificamos as medidas biométricas e marcação das fêmeas e, posteriormente, sinalizamos os ninhos. Estes serão monitorados até o momento do nascimento”, explicou a bióloga.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Werlane alertou ainda sobre os cuidados que turistas devem ter ao frequentar as praias do litoral. “É importante que as pessoas compreendam que as praias que o litoral possui funcionam como berçário de tartarugas marinhas”, disse.
Instituto Tartarugas do Delta está monitorando 81 ninhos no litoral do Piauí
Instituto Tartarugas do Delta
Confira dicas de preservação no reprodutivo das tartarugas:
Evitar circulação de veículos na praia;
Evitar iluminação artificial na praia de desova de forma inadequada, luz branca com foco direcionado para mar;
A luz deve ser direcionada para o chão com a temperatura quente (luz amarela).
Evitar descartar lixo na praia.
Ao encontrar tartarugas ou rastros na praia, os turistas devem fazer contato com o Instituto Tartarugas do Delta pelo número (86) 99975 5380.
Piauí, ponto de reprodução de tartarugas
Tartaruga gigante localizada na Praia Pedrado Sal, no Piauí
Instituto Tartarugas do Delta
O litoral do Piauí recebe visitas de todas as cinco espécies de tartaruga que vivem no Brasil. Três delas têm as areias do estado como berçário, onde fazem centenas de ninhos todos os anos. As espécies são:
Tartaruga de pente
Tartaruga oliva
Tartaruga de couro (ou gigante)
Tartaruga verde
Tartaruga cabeçuda
O litoral do Piauí está recortado geograficamente por estuários e efluentes do rio Parnaíba, o que deixa esse ambiente com áreas produtivas no ecossistema marinho.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.