![](https://s2-g1.glbimg.com/oBJIT5m-KdEYAP0ayV9TwwMBa8U=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/8/A/Lr9V1cShmzUQgWt1VuIA/whatsapp-image-2025-01-13-at-15.27.05.jpeg)
A ação busca amenizar o impacto social e econômico da população por causa do desastre. A queda da ponte completa dois meses no sábado (22). Ponte de Estreito caiu entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA)
Reprodução/Sirley Freitas
A tarifa de esgoto não será cobrada nos próximos três meses em Aguiarnópolis, região norte do Tocantins. A medida é devido a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que afetou a cidade tocantinense e Estreito, no Maranhão. A isenção será nos meses de março, abril e maio deste ano, segundo o Governo do Tocantins.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A medida é um acordo feito entre o estado e a BRK Ambiental e foi anunciada nesta segunda-feira (17). Conforme o estado, a isenção é uma forma de amenizar os impactos econômicos e sociais na região.
O desabamento do vão aconteceu no dia 22 de dezembro de 2024 e deixou 14 pessoas mortas e três desaparecidas. No dia 2 deste mês, a parte que ficou de pé da ponte foi implodida para que uma nova estrutura seja construída no mesmo local.
Desde que a ponte caiu, a dificuldade na travessia entre as duas cidades tem afetado a população. Por causa da interrupção do tráfego no trecho da BR-226, o movimento em Aguiarnópolis diminuiu e as vendas caíram. Em janeiro deste ano, o município tocantinense recebeu um aporte de R$ 32,4 mil em recursos que serão utilizados para distribuição de cestas básicas e outras ações voltadas à assistência social.
LEIA TAMBÉM
Ministro dos Transportes mostra imagens da estrutura que vai substituir ponte que desabou entre Tocantins e o Maranhão
Mais de 200 kg de explosivos e 15 segundos de ação: o que se sabe sobre a implosão da ponte entre TO e MA
Imagens de drone mostram implosão do que restou da ponte que desabou e matou 14 pessoas entre TO e MA
Nova ponte
Um consórcio foi contratado pelo DNIT para reconstrução da ponte, que ficará sobe a responsabilidade das empresas: Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitadas. O valor total do contrato é de R$ 171.969.000.
A obra deve ser entregue no dia 22 de dezembro deste ano, quando completa um ano do desabamento. Cerca e sete toneladas de concreto da ponte implodida já foram retiradas do local após a implosão. A previsão é que o serviço seja concluído até a primeira quinzena de março.
Desabamento
O vão da ponte caiu no dia 22 de dezembro de 2024, por volta das 14h50. A estrutura fica liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). No momento da queda, duas caminhonetes, um carro, três motos e quatro caminhões passavam pelo local. Três desses caminhões carregavam ácido sulfúrico e agrotóxicos.
Um homem de 36 anos foi o único sobrevivente na tragédia. Veja quem são as vítimas do acidente.
Desaparecidos
Salmon Alves Santos, 65 anos;
Felipe Giuvannucci Ribeiro, 10 anos;
Gessimar Ferreira, 38 anos.
Mortos
Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos
Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos
Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos
Ansio Padilha Soares, de 43 anos
Silvana dos Santos Rocha, de 53 anos
Andreia Maria de Sousa, de 45 anos
Elisangela Santos das Chagas, de 50 anos
Alison Gomes Carneiro, de 57 anos
Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos
Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos
Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos
Beroaldo dos Santos, de 56 anos
Alessandra do Socorro Ribeiro, 50 anos;
Marçon Gley Ferreira, de 42 anos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.