
Vespa-oleira tem comportamento parecido com joão-de-barro. Conheça vespa capaz de construir ninho de barro
Observar o comportamento de alguns animais pode revelar aspectos incríveis quanto às capacidades deles. Um exemplo disso é a habilidade de manipular o barro, retirando-o de áreas úmidas e moldar com precisão uma casa.
Essa tarefa parece ser exclusivamente do joão-de-barro (Furnarius rufus), mas o que muita gente não sabe é esta também é uma prática comum para uma espécie de vespa: a vespa-oleira (Zeta argillaceum).
E foi observando alguns desses comportamentos, no interior de São Paulo, em Valinhos, que Rodrigo Lanna Lopes teve a sorte de ver a vespa-oleira na função de “construtora da natureza”.
Vespa-oleira constrói ninho de barro
Rodrigo Lanna
“Eu sempre gostei muito de observar as coisas da natureza, pássaros, insetos. Essa foi uma interação que eu nunca tive, sempre vi esses ninhos em alguns vasos de plantas e paredes. Mas desta vez foi bem interessante, pois moro no 4° andar de um conjunto de apartamentos e não imaginava que voassem tão alto para construir seus ninhos”, conta ele.
“A natureza é incrível, esse mundo em miniatura que muitas vezes passamos apressados e não damos muita atenção, acaba nos revelando muitas coisas belas e aprendendo ainda mais que cada criatura tem sua função em nosso mundo”, completa Rodrigo.
Construção dos ninhos
O biólogo e pesquisador Thiago Araujo de Jesus, explica que 60% dos comportamentos das espécies são hereditários, ou seja, definidos por heranças genéticas, o que contribui para comportamentos instintivos. Um exemplo claro disso pode ser observado nos joãos-de-barro, que constroem seus ninhos utilizando barro, sem a necessidade de aprendizado.
Ninhos de barro construídos pela espécie
Rodrigo Lanna
“Na natureza não há uma escola técnica que ensine como construir ninhos e abrigos, é meramente instintivo. Então, definido o local mais adequado e propenso ao sucesso da prole, são coletadas as matérias-primas em áreas próximas e realizada a construção com a saliva, que contém enzimas que auxiliam na estruturação e resistência”, completa Thiago.
A cada novo ovo, a vespa-oleira constrói um novo ninho. Estudos revelaram que cada indivíduo pode construir até seis ninhos por ano. Mas o fato da estrutura se manter resistente ao tempo atrai outras espécies que utilizam seus ninhos.
Hábitos alimentares
A vespa-oleira é uma espécie que possui hábitos alimentares fascinantes e um comportamento predatório peculiar. Como muitos outros hymenopterous, as vespas dessa espécie podem se alimentar de néctar, pólen e até de seivas de plantas. No entanto, o que as torna realmente notáveis é a estratégia de alimentação envolvendo o parasitismo.
“Ela acaba depositando seus ovos dentro do hospedeiro ou então levando para o ninho, como no caso da Zeta argillaceum, e o mantém vivo com toxinas paralisantes, até que a larva eclode e se alimente da presa”, explica Thiago.
Vespa-oleira constrói ninho de barro
Rodrigo Lanna
As presas mais comuns para a vespa são larvas da família Geometridae. sp, as quais são de vasta ocorrência nas Américas, encontradas em galhos e folhas nas copas das árvores ou em arbustos, geralmente em zonas urbanas.
Essas vespas possuem veneno?
Como a maioria dos hemípteros que possuem ferrão, esta espécie possui toxinas que são letais para determinadas presas, na defesa de território ou até mesmo contra predadores. No caso do ser humano a picada de uma vespa como essa pode causar reações alérgicas assim como outras picadas.
*Texto sob supervisão de Lizzy Martins
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre natureza no Terra da Gente