
Grupo de mais de 150 encalhou na praia e 90 ainda sobreviveu. No entanto, sem conseguirem voltar para a água e sem possibilidade de resgate, autoridades decidiram sacrificar os animais. Baleias vão ser sacrificadas na Tasmâmia
Jocelyn Flint/Reuters
Autoridades australianas estão sacrificando cerca de 90 falsas-orcas, espécie semelhante à orca, que encalharam em uma praia remota na Tasmânia.
As falsas orcas são tecnicamente uma das maiores espécies de golfinhos do mundo. Elas podem crescer até 6 metros e pesar pesar até 1,5 tonelada.
Elas fazem parte de um grupo de mais de 150 baleias que se perderam da rota e encalharam na praia. Parte morreu logo após a chegada à areia, o restante permaneceu na praia.
Segundo as autoridades, eles tentaram um resgate em massa, devolvendo os animais ao mar, mas com o desgaste e o mar agitado, elas não conseguiam seguir e acabavam sendo arrastadas de volta para a areia.
Imagens feitas na região mostram os cetáceos espalhados pela areia, muitos parcialmente enterrados ou presos em águas rasas. (Veja a imagem acima)
As autoridades disseram na quarta-feira (18) que o grupo ficou preso no local por 24 a 48 horas e que os animais sobreviventes já estavam sob estresse extremo. Por isso, decidiram por sacrificar os animais.
“Quanto mais tempo esses animais ficam abandonados, mais tempo eles sofrem. Todas as opções alternativas não tiveram sucesso, a eutanásia é sempre o último recurso”, explica o biólogo marinho Kris Carlyon.
A região em que elas estão é de difícil acesso, há apenas uma estrada estreita até o local, o que dificultou a possibilidade de um resgate para serem tratadas em outros locais.
Por que elas encalharam?
As baleias são mamíferos altamente sociais e são conhecidas por encalharem em grupos porque viajam em comunidades grandes e unidas que dependem de comunicação constante.
Há uma série de teorias sobre o porquê de ocorrerem encalhes, mas não há um consenso científico de como isso ocorre.
Alguns especialistas explicam que os animais podem ficar desorientados após seguir os peixes que caçam até a costa. Outros acreditam que algum animal no grupo pode, por engano, levar os demais até a costa.
A Tasmânia tem testemunhado uma série de encalhes em massa de baleias nos últimos anos — incluindo o pior da história do país em 2020 — mas falsas orcas não encalhavam em massa lá há mais de 50 anos.