Segundo a Polícia Civil, a madrasta foi ouvida e liberada. O caso aconteceu na terça-feira (10), em Uberaba. A vítima foi encontrada em condições insalubres e presa pela perna com uma corrente de cachorro. Pai e madrasta do homem acorrentado foram detidos, o pai teve a prisão ratificada e a mulher foi solta
Guarda Civil Municipal/Divulgação
O pai do homem de 25 anos com transtornos mentais que foi encontrado acorrentado em Uberaba teve a prisão confirmada e foi autuado em flagrante pelo crime de sequestro e cárcere privado. Segundo a Polícia Civil, a madrasta da vítima foi ouvida e liberada.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o homem deu entrada nesta quarta-feira (11) na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba. Ele já passou pelo sistema prisional anteriormente, entre 19 e 23 de julho de 2009.
O caso aconteceu na terça-feira (10), no Bairro Abadia. A vítima foi encontrada pela Guarda Civil Municipal (GCM) depois de uma pessoa ouvir gritos de socorro e acionar os guardas. Um vídeo mostrou o momento no qual o homem foi liberto da corrente de cachorro presa à perna esquerda dele. Veja mais abaixo.
Bebê de um ano morre após dar entrada no hospital com hematomas pelo corpo
Homem é acorrentado e torturado por conta de dívida de R$ 1 mil
PM encontra criança acorrentada em casa após denúncia
Relembre o caso
Vídeo mostra guardas civis municipais cortando corrente que prendia homem em MG
Na manhã da terça (10), o homem de 25 anos foi encontrado por guardas em condições insalubres e preso com uma corrente de cachorro a uma cama, em uma casa no Bairro Abadia.
Aos guardas, a vítima relatou que tem transtornos mentais e que o pai o deixava acorrentado para ir trabalhar, porque ele já teve comportamentos agressivos. Ele também disse que fazia as necessidades fisiológicas no chão ao lado da cama.
“Ele realmente estava acorrentado pelos pés e tinha a fala muito frágil, também certificamos que a residência tinha um odor muito forte e um calor muito intenso, não havia ventilação para a vítima”, contou o guarda municipal Eduardo Oliveira à TV Integração.
Um vídeo gravado por um dos agentes mostra o momento no qual eles usam alicates para quebrar a corrente e liberar a vítima. Um dos guardas fala para o jovem que estavam ali para ajudá-lo.
“Nós só queremos tirar esse negócio de você, porque você não merece ficar com isso”, disse.
Segundo a Guarda Civil Municipal, o pai do jovem retornou para a casa durante o atendimento da ocorrência. Ele afirmou que notou que a porta dos fundos da residência estava arrombada e que uma bicicleta e uma televisão foram furtadas.
O homem também disse que não acorrentou o filho e culpou os supostos invasores pelo acontecido.
Os guardas também fizeram contato com a madrasta da vítima, que afirmou que vivia com os dois e que sabia que o jovem era acorrentado, mas que discordava da prática do pai.
No entanto, segundo a Guarda Civil Municipal, a mulher mudou de versão ao saber que seria levada para a delegacia. Na nova versão, ela afirmou que desconhecia o fato e que apenas visitava a casa às vezes.
“O pai e a madrasta estavam trabalhando. Quando chegamos, pouco depois o pai chegou e falou que alguém tinha entrado na casa dele e levado pertences pessoais, e que alguém teria acorrentado o rapaz”, disse o guarda civil Nivaldo Mazeto.
Os dois foram detidos por maus-tratos e abandono de incapaz e a vítima levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Mirante e, depois, ficou sob cuidados de uma assistente social.
Momento no qual um guarda quebra a corrente presa na perna do homem
Guarda Civil Municipal/Divulgação
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
a