VÍDEO: lobo-guará debilitado é resgatado pela Polícia Ambiental em Santa Cruz das Palmeiras


Animal foi encontrado em uma fazenda na quarta-feira (19). Após captura, ele foi levado equipe da ONG Mata Ciliar de Jundiaí (SP) para receber os cuidados necessários. Lobo-guará debilitado é resgatado pela Polícia Ambiental em Santa Cruz das Palmeiras
Um lobo-guará foi capturado pela Polícia Ambiental no rancho de uma fazenda em Santa Cruz das Palmeiras (SP), na quarta-feira (19).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Segundo a polícia, o animal aparentava estar debilitado e desidratado. Mesmo nessas condições, ele tentou escapar, mas os policiais fizeram a captura, manejo a contenção do lobo.
Uma equipe da Associação Mata Ciliar de Jundiaí (SP) levou o animal silvestre em segurança para cuidar da saúde de bem-estar do bicho.
De acordo com a Polícia Ambiental, a espécie tem grande importância ecológica e simboliza o Cerrado. “Os profissionais envolvidos não mediram esforços para o sucesso da captura, manejo e resgate do animal”.
Lobo-guará debilitado é resgatado pela Polícia Ambiental em Santa Cruz das Palmeiras (SP)
Polícia Ambiental
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: tamanduá-bandeira é flagrado ‘passeando’ pelo Centro de Vargem Grande do Sul
VÍDEO: aposentado tem boi de estimação de 1 tonelada e vira atração em Ibaté
ROLEZEIROS: gatos se adaptam a passeios com coleira, mochilas e carrinhos de transporte
A espécie
O lobo-guará é considerado vulnerável, uma das categorias de ameaça de extinção
Ambquinn/Pixabay
O lobo-guará mede entre 95 e 115 cm de comprimento e mais 38 a 50 cm de cauda, pesando entre 20 a 30 kg. O animal possui patas longas e finas, pelos longos laranja-avermelhados e orelhas grandes. Além disso, tem hábitos crepusculares noturnos e são onívoros, costumando comer frutos e pequenos vertebrados.
O Brasil abriga 90% da população conhecida da espécie, enquanto os outros lobos-guará estão no Paraguai, Bolívia e norte da Argentina. Estes animais possuem grande importância para a fauna brasileira como dispersores de sementes. As frutas consumidas pelos lobos são feitas de forma inteira. Sendo assim, ingerem as sementes, que passam por todo trato digestivo e saem prontas para germinar.
Estes animais possuem grande importância para a fauna brasileira como dispersores de sementes
TheOtherKiv/Pixabay
Além dessa função, se alimentam de roedores, que muitas vezes se tornam pragas por investirem contra as sacas de grãos, então os lobos trabalham também aliados aos produtores controlando as populações desses animais.
Considerado a maior espécie de canídeo das Américas , são normalmente observados em campos abertos e vivem de 12 a 15 anos.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.